terça-feira, 29 de setembro de 2015

Serra ganha base da secretaria de Agroeconomia

22/09/2015 16:39:00 - Jornalista: Ana Menezes
Compartilhe:  
Foto da nova base da secretaria de Agroeconomia
Foto: João Barreto
Inauguração será nesta quinta-feira, às 9 horas
O produtor rural terá assistência técnica e apoio logístico mais perto de sua propriedade, com a inauguração, marcada para esta quinta-feira (24), às 9 horas, do Escritório de Assistência Técnica da Secretaria de Agroeconomia, localizado no Parque de Exposições Edison Gomes Pereira, no distrito de Córrego do Ouro.
De acordo com a secretaria de Agroeconomia, a Região Serrana possui cerca de 650 produtores. Essa nova base irá apoiar de perto o produtor rural, que poderá interagir ainda mais com a equipe da secretaria. Um dos objetivos é aumentar os cultivos e a renda familiar do produtor.

O secretário de Agroeconomia, Jonas de Siqueira César, informou que o novo escritório terá também o Campo de Multiplicação de Sementes, onde serão plantadas e distribuídas, aos produtores, variadas sementes certificadas.

- As sementes são de alta produtividade e resistência à praga e à doença, como o feijão, o milho, entre outras. Dessa forma vamos fomentar e incentivar o plantio de produtos de alta qualidade. Após a colheita, o produtor vai devolver à secretaria parte do resultado do cultivo, ficando com ele a maior parte para comercializar por meio da agricultura familiar. Todo mundo sai ganhando - ressaltou o secretário.

Segundo o subsecretário de Agroeconomia, Marcelus Siqueira, essa nova base da Agroeconomia na Serra irá facilitar o trabalho rural ao fornecer maior assistência técnica, evitando que o produtor se desloque para a cidade. "Iremos também evitar o deslocamento das máquinas, gerando maior economia com os combustíveis e evitando o desgaste dos equipamentos", explicou.

A nova base da secretaria de Agroeconomia contará com serviços de alta tecnologia de tratores que apoiam o cultivo. A secretaria possui uma equipe de profissionais, como médicos veterinários especialistas em animais de pecuária de corte e leite e pequenos animais (carneiro, cabrito, aves, entre outros), engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Todo alimento da agricultura familiar destinado à merenda escolar, cultivado na Região Serrana, será fracionado, ou seja, separado e distribuído, nesta nova base em Córrego do Ouro, e também na Fábrica de Farinha, em Serra da Cruz.

Produtos cultivados - Os principais produtos cultivados pelo produtores rurais de Macaé são: feijão, milho, café, aipim, banana, inhame, olerícolas (alface, couve, tomate, jiló, pimentão, feijão de corda, tempero em geral, guando e outras). Na pecuária, as bacias leiteiras produzem queijo minas e frescal, devidamente certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), frangos, ovos, suínos, ovinos, caprinos. Além disso, há produção de rã em Serra da Cruz e peixes (carpa, tilápia). E na Agroindústria Artesanal são produzidos doces de compotas, cristalizados e diversas conservas.

Inauguração - No dia da inauguração, 24 de setembro, os produtores participarão de palestras sobre aquisição de produtos agrícolas para merenda escolar, com o engenheiro agrônomo da secretaria de Agroeconomia, Rogério Valença, e também sobre a cultura do feijão, com os pesquisadores da Pesagro-Rio/CEPAAR e da EMPRAPA/Solos, o engenheiro agrônomo Benedito Fernandes de Souza Filho e a engenheira agrônoma Rosangela Straliotto, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário