quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Centro da Cidadania ganha Feira da Agricultura Familiar

Foto: Mauricio Rocha
Feira acontece no Centro da Cidadania às terças, das 8h às 14h, com produtos direto de Cantagalo
Foto: Mauricio Rocha
A produtora rural Sandra de Araújo, que vende artesanato, está animada com a nova Feira de Agricultura Familiar
Foto: Mauricio Rocha
Iltair Drumond comercializa verduras e frangos da roça na Feira da Agricultura Familiar do Âncora
Foto: Mauricio Rocha
Organização da Feira é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura
O Centro de Cidadania de Rio das Ostras, no Âncora, é conhecido por oferecer diversos serviços à população, da emissão de carteira de identidade a projetos de inclusão social. A partir desta semana, o local também irá receber, às terças-feiras, das 8h às 14h, a Feira da Agricultura Familiar. A organização do evento é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater –RJ), com o apoio do Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Rio das Ostras. 

Com a nova feira, a população do Município poderá adquirir, a preços bem convidativos, produtos de qualidade direto de Cantagalo, zona rural do Município, como frangos, queijos da roça, verduras, temperos, ovos, leite, farinhas, bolos e doces típicos, além de peças de artesanato. 

De acordo com Cíntia dos Santos Cruz, técnica da Emater-RJ, o Centro da Cidadania apresenta uma grande circulação de pessoas, o que irá favorecer a venda. “O público que busca os serviços do Centro irá encontrar produtos agroecológicos, que não agridem o ambiente. Agora não será mais necessário se deslocar até Cantagalo. A iniciativa representa mais uma oportunidade de comercialização dos produtos da roça”, ressalta. 

“Cerca de 20 mil pessoas circulam, todo mês, pelo Centro da Cidadania. Queremos gerar renda para os pequenos agricultores da cidade e possibilitar mais serviços para a população”, acrescenta Diniz Alves Ferraz, administrador do Centro. 

QUALIDADE - Produtor rural desde 2008, Iltair Simões Drumond, comercializa verduras e frangos da roça na Feira do Âncora. “Podemos vender produtos de qualidade, realmente agroecológicos. Tenho consciência de que meus produtos contribuem para o bem-estar da população de nossa cidade e movimentam a economia”, afirma. Atenta aos produtos de sua barraca, a visitante Rosele Silvino elogiou a organização da Feira. “É muito bom poder comprar produtos de qualidade, que não foram cultivados com agrotóxicos e conservantes”, acredita. 

“Esta é a primeira vez em que participo de uma Feira de Agricultura Familiar. Vendo frango e artesanato. Neste espaço consigo escoar minha produção e trazer o campo para a cidade. Estou muito animada com a iniciativa”, afirma a produtora rural Sandra Elaine de Araújo Bandeira. 

FEIRA DA ENSEADA DAS GAIVOTAS - A Sede da Prefeitura de Rio das Ostras recebe a partir da próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, das 8h às 12h, também uma feira agroecológica. A população está convidada a participar. 

Essa feira é organizada pela Associação de Moradores da Enseada das Gaivotas (AMEG), com apoio da Prefeitura, e já funciona às sextas-feiras, das 8h às 12h, na localidade. 

Segundo o diretor do Deap, Anselmo Nazário, as Feiras de Agricultura Familiar realizadas na cidade representam mais um canal de escoamento para a produção dos pequenos agricultores de Rio das Ostras. “Será possível encontrar, em um único lugar, produtos agroecológicos, que geralmente não são vendidos em supermercados. Os agricultores que participam da iniciativa não utilizam agrotóxicos e respeitam o ambiente. Queremos incentivá-los a produzir cada vez mais”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário