segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Casa do Curativo realiza capacitação para profissionais da saúde de Macaé

28/09/2015 10:15:00 - Jornalista: Equipe Secom
Faxada da casa do curativo
Foto: João Barreto
'Boas Práticas no Cuidar das Lesões Cutâneas' será trabalhado junto a especialistas de saúde
Através do Polo de Prevenção e Tratamento das Lesões Cutâneas (Casa do Curativo), a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé vai realizar uma capacitação com o tema central "Boas Práticas no Cuidar das Lesões Cutâneas" para os profissionais de Nível Médio e Superior da Estratégia Saúde da Família (ESF), com foco em enfermeiros e técnicos em enfermagem. A capacitação vai abranger os profissionais das 28 unidades do ESF e três módulos do Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (EACS) com o objetivo de unificar a assistência aos portadores de feridas agudas e crônicas dos pacientes assistidos por estes profissionais. As capacitações serão ministradas no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) entre os dias 29 de setembro e 8 de dezembro.
De acordo com a coordenação do programa, a Estratégia de Saúde tem uma característica de Atenção Primária e o Polo de Lesões Cutâneas desempenha um papel de Atenção Secundária. Já o Hospital São João Batista e o HPM desenvolvem ações terciárias dentro dos níveis de saúde devido à sua complexidade.

As qualificações serão ministradas pelas mestre em enfermagem Michelle Barbosa Almeida, pela enfermeira Marilzete Teles de Almeida e pela dermatologista Elisa Estrela. O módulo I vai abordar o tema “Boas Práticas no Cuidar das Lesões Cutâneas” e acontecerá nesta terça-feira (29). Já o módulo II tratará o tema “Úlcera por Pressão e Coberturas Padronizadas” e acontecerá no dia 20 de outubro. Esses dois treinamentos serão ministrados pela mestra Michelle Almeida.

O curso segue no dia 24 de novembro, com o Módulo III, que tratará o tema “Diagnóstico diferencial da úlcera venosa x arterial”. Haverá ainda, no mesmo dia, um Workshop Prático de Coberturas Contensivas e Compressivas. Já o quarto e último módulo tratará o tema “Avaliação do Pé Diabético" — Módulo Teórico e Prático e acontece no dia 8 de dezembro.

Casa do Curativo — De acordo com dados da Casa do Curativo, são atendidos, em média, 90 pacientes todos os dias no local, que oferece sete especialidades. Entre elas, enfermagem, angiologista, dermatologista, psicóloga, cirurgiã plástica, assistente social e podóloga. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O espaço é muito importante para a cicatrização da lesão e, com isso, o paciente é reinserido na sociedade. Além disso, os trabalhos evitam complicações maiores decorrentes de doenças como diabetes e úlceras de pressão.

A unidade, localizada no cruzamento entre as ruas Euzébio de Queiroz e Visconde de Quissamã, no Centro, é pioneira na região. O objetivo é reduzir os números de amputações, principalmente de pacientes com doenças crônicas: diabetes e hipertensão. O intuito é, ainda, oferecer um ambiente humanizado e preparado com profissionais capacitados.

A Casa do Curativo conta com salas para atendimento de lesões de grau 2 (úlceras crônicas de difícil cicatrização), central de material esterilizado simplificado, consultório médico para as especialidades de cirurgia vascular e dermatologia, sala de podologia e de verificação de pressão. O espaço também foi adaptado para receber pessoas com deficiência. Os pacientes são encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades e Estratégia Saúde da Família (ESF), portadores de feridas crônicas, pacientes diabéticos e com infecções na pele que necessitam de tratamento longo e específico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário