Rede municipal conta com jogos de cultura africana
28/09/2015 16:38:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Ana Chaffin
Educação ensina cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino
O material didático visa contribuir com os professores, que terão a possibilidade de reproduzir os jogos para trabalhar nas salas de aulas junto aos conteúdos que abrangem disciplinas como Educação Física, Educação Artística, Matemática, Cultura Africana, Geografia e Literatura. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os jogos são essenciais para trabalhar o conteúdo programático, que inclui diversos aspectos da história e cultura africana.
O material dos jogos infantis e referências das culturas africanas foi lançado na sexta-feira (25) na Escola Municipal de Educação Infantil André Vinícius de Souza Gonçalves (São Marcos). A diretora da unidade, Janiane Salgado Costa, aprovou o trabalho. “Com certeza o material será proveitoso para o processo de ensino dos nossos 176 alunos”, pontuou.
Organizado pelo professor Márcio Marinho, que atua na subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, os jogos infantis poderão fazer parte de oficinas que enfatizam a utilização de atividades lúdicas como metodologia de acesso à cultura dos países africanos. "O material pode ser entendido como um programa interdisciplinar através da utilização de provérbios, textos didáticos, jogos cognitivos e brincadeiras africanas”, ressaltou.
Entre os jogos infantis e referências das culturas africanas se destacam os jogos africanos de tabuleiro com ênfase na Matemática na Cultura Africana. O jogo conhecido como Shisima envolve o alinhamento de três peças e se assemelha às estratégias utilizadas no conhecido “jogo da velha”.
Na lista também estão brincadeiras de atenção como Labirinto (Moçambique), Fogo na Montanha (Tanzania) e Terra-Mar (Moçambique), além de brincadeiras de correr como Mamba (África do Sul) e Da Ga (Gana e Nigéria). Brincadeiras de força também são realizadas como Pengo Pengo (Uganda), Saltando o feijão (Nigéria) e cantadas como o Si Mama Kaa (Tanzania).
Satisfeita com os jogos, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, pontuou que as referências pedagógicas atendem à legislação voltada para diversidade étnica e cultura indígena, que deve estar alinhada ao projeto político pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário