domingo, 27 de setembro de 2015

Cidade promove Encontro da Primavera no domingo

Foto: Gabriel Sales
Evento, realizado no Parque dos Pássaros, terá dança, contação de histórias e diversas oficinas para toda família
Em homenagem à estação mais colorida do ano, a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras realiza, no próximo domingo, dia 27, a partir das 8h30, o “1º Encontro da Primavera”, no Parque dos Pássaros. O evento é coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria, com o apoio das ONG Maré e das associações de artesãos Jubarte e Afagam. 

Durante o encontro, estão programadas diversas atividades para toda a família. A partir das 8h30h, haverá sessão de alongamento, seguida de danças circulares. Das 9h30 às 16h, o público poderá conferir apresentações musicais, contação de histórias, dança infantil, poesia, além de oficinas de artesanato, hortas orgânica e medicinal e compostagem. Os participantes das oficinas irão receber certificado de participação, ao final das aulas. 

A programação inclui, ainda, gincana de pintura, desfile de moda alternativa e de produtos confeccionados com materiais recicláveis. Os organizadores do evento pedem que os participantes venham de bicicletas enfeitadas nos tons da Primavera e tragam materiais para as oficinas, como tesourinhas, retalhos, cola, embalagens limpas e óleo de cozinha usado. 

No encerramento do “1º Encontro da Primavera” será eleita a bicicleta mais bonita e serão entregues brindes ao público. “O evento dá destaque à estação da Primavera, que está se iniciando, onde as praças, ruas e avenidas do Município ficam mais coloridas, dando mais vida e vigor ao nosso Ambiente”, destaca o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon. 

De acordo com Tatá Costa, coordenador do evento e responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria, o Encontro terá programação para todas as idades. “Além de ambiente familiar, irá despertar na população o interesse pelos movimentos culturais de Rio das Ostras”, destaca. 

EXPOSIÇÃO - Na ocasião, os participantes também poderão visitar a exposição “Tons de Primavera”, do artista plástico Valdemar Francischetti e de seus alunos, que formam o grupo “Livre Artístico”. A mostra estará aberta ao público, no Parque dos Pássaros, sempre de segunda a sexta, das 9h às 16h, até o dia 25 de outubro. 

O Parque fica na no final da Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Marilea. O “1º Encontro da Primavera” também conta com o apoio de Aleart, Artmanha e A Cara da Nega. 

Confira a programação do evento 
8h30 – Alongamento com “Musical das Flores”
9h - Saudação à Primavera com “Danças Circulares” 

Das 9h30 às 16h 

- Apresentações musicais, dança e poesia
- Gincana de pintura, exposições de Artes Plásticas e artes circenses
- Workshop de pintura, horta orgânica, horta medicinal e alimentos naturais
- Oficinas de artesanato
- Desfile de moda alternativa
- Eleição da bicicleta mais colorida do Encontro
- Entrega de brindes para os participantes

Centro Ambiental é inaugurado com caminhada neste domingo, 27

Foto: Mauricio Rocha
O Circuito Ipê Amarelo será realizado a partir das 8 horas do domingo e será seguido por inauguração do Centro de Educação Ambiental
Foto: Gabriel Sales
O Espaço terá capacidade para receber 60 pessoas e poderá ser utilizado para cursos, palestras, reuniões e festas
Rio das Ostras vai ganhar mais um Centro de Educação Ambiental. A Prefeitura inaugura neste domingo, 27, às 11h, o Espaço Socioambiental Ipê Amarelo, que funcionará no Parque Municipal, no Mar do Norte. No mesmo dia, a partir das 8h, o Parque recebe o projeto Caminhada na Natureza – circuito Ipê Amarelo, dando oportunidade aos participantes de desfrutar das belezas do local. As inscrições podem ser feitas pelo site www.caminhadas.info. 

O Espaço Socioambiental Ipê Amarelo terá capacidade para receber 60 pessoas e poderá ser utilizado para cursos, palestras, reuniões e festas. Todo o mobiliário do local foi adquirido por meio de medidas de Compensação Ambiental. Essas medidas são adotadas pelo Município para contrabalançar os impactos sofridos pelo ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos. 

A nova unidade se une ao Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras, em Nova Esperança, ampliando os espaços dedicados a esse tema na cidade. De acordo com o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, outra unidade socioambiental será entregue, ainda este ano, em Cantagalo. “As medidas compensatórias têm sido fundamentais para o desenvolvimento desses espaços no Município. Nosso objetivo é levar a educação ambiental para perto da população, com mais informações, a fim de sensibilizar todos”, disse. 

CAMINHADA – O Parque Municipal também recebe no domingo o projeto Caminhada na Natureza – Circuito Ipê Amarelo com uma grande área sombreada entre palmeiras imperiais. O evento acontece no Dia do Turismo e do Turismólogo. Na concentração, às 8h, os participantes poderão tomar um café da manhã para garantir a disposição para encarar o circuito. Eles poderão optar entre dois tipos de circuito com trilhas ecológicas: um mais leve, indicado para quem quer apreciar as belezas do local, e outro moderado, que possui subidas íngremes, exigindo mais esforço do participante. 

A atividade é gratuita e não tem limite de idade. “Costumo caminhar todos os dias e, aos 70 anos, me sinto muito saudável. O prazer da caminhada é conhecer lugares, pessoas e se divertir, por isso, sempre recomendo aos meus amigos”, observa José Carlos Torres, conhecido como “Bonitinho”, assíduo caminhante do projeto. 

Todos podem participar: crianças, adultos, idosos, grupos de amigos. O que vale é a contemplação da natureza, a integração social e a melhoria da qualidade de vida. 

PARCEIROS – O projeto Caminhada na Natureza é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Anda Rio das Ostras, Anda Brasil, Trade Tur, Núcleo Gastronômico e Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. O evento tem patrocínio do Hortifruti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário