quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Notícias

Dia da Moqueca Capixaba é comemorado nesta quarta-feira

Publicada em 29/09/2015, às 16h16 | Atualizada em 29/09/2015, às 17h28

Victor Nogueira
Panela de barro com moqueca capixaba
Moqueca capixaba é um dos tradicionais pratos típicos da culinária de Vitória
Nesta quarta-feira (30), comemora-se o Dia da Moqueca Capixaba. A data foi instituída por meio da lei municipal nº 8.313/12 e faz parte do calendário oficial de comemorações da capital.
A moqueca capixaba é um dos tradicionais pratos típicos da culinária de Vitória, assim como a muma de siri, a caranguejada e a torta capixaba.
Essas iguarias são uma herança da tradição pesqueira local, que criou pratos que somente são encontrados aqui. Famosa internacionalmente, a moqueca é alvo de uma bem-humorada disputa com a similar baiana, resumida no tradicional slogan "Moqueca só capixaba, o resto é peixada".
Sua feitura original é na panela de barro, criada artesanalmente pelas paneleiras de Goiabeiras. "A moqueca no Espírito Santo é um assunto muito popular, e os turistas que aqui passam têm que degustar esse delicioso prato, o mais famoso do Estado e exemplo de gastronomia, cultura e tradição capixabas", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Ilha das Caieiras

"A moqueca capixaba representa o valor da tradição e faz parte da gastronomia da Ilha das Caieiras. É um prato saboroso e suave", disse Agnaldo Correia Conceição, proprietário de um restaurante localizado nesse importante polo gastronômico da capital e que passou a tradição para a filha, que cursou Gastronomia e Nutrição.
Conteúdo relacionado
Então, que tal conhecer a receita e aprender a fazer a tradicional moqueca capixaba? Acesse aqui e confira como preparar o prato, encontrado em restaurantes de toda a ilha de Vitória. 

Informações à imprensa:

Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 33826128 98889-5575
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário