12/01/2014 - 10h05
Papa Francisco nomeia arcebispo do Rio como cardeal
PUBLICIDADE
DA AFP, NA CIDADE DO VATICANO
Atualizado às 10h07.
O papa Francisco anunciou neste domingo a criação dos 16 primeiros cardeais eleitores (com menos de 80 anos) de seu pontificado. Entre eles está o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.
Além do brasileiro, Francisco nomeou outros quatro latino-americanos, de Argentina, Chile, Haiti e Nicarágua, quatro italianos, dois europeus (um alemão e um britânico), um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).
Além desses 16 novos cardeais, Francisco também nomeou outros três cardeais eméritos, sem poder de voto em caso de conclave para eleger um novo pontífice.
O primeiro consistório do papa argentino está marcado para 22 de fevereiro que vem.
| Yasuyoshi Chiba/AFP |
| O arcebispo Orani Tempesta durante a Missa do Galo na Catedral de São Sebastião, no Rio |
Com a nomeação dos novos purpurados, o papa muda o equilíbrio do Colégio Cardinalício, órgão mais importante da Igreja Católica. A alta representação dos italianos é frequentemente criticada.
Antes do consistório, o pontífice presidirá uma reunião da equipe de oito cardeais de todos os continentes que o aconselham na reforma da Cúria Romana e que estudam medidas profundas na Constituição, para regulamentar o funcionamento do governo central da Igreja.
Outras reuniões foram programadas antes da cerimônia de nomeação, entre elas a dos 15 cardeais responsáveis por vigiar as reformas econômicas do Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário