domingo, 5 de janeiro de 2014

Cantor Nelson Ned morre aos 66 anos

'O pequeno gigante' estava internado em hospital de Cotia tratando uma pneumonia

05 de janeiro de 2014 | 13h 06

Aline Bronzati - Agência Estado
O cantor Nelson Ned, de 66 anos, morreu na manhã deste domingo após complicações de um quadro de pneumonia, segundo informações do Hospital Regional de Cotia, na Grande São Paulo. Ned, apelidado de "o pequeno gigante da canção" ao longo de sua carreira, foi internado na tarde de sábado em estado grave. 

O artista é natural de Ubá, Minas Gerais. Nelson Ned fez sucesso nos anos 60 com repertório de músicas românticas. Sua canção mais famosa é "Tudo Passará", de 1969, e que teve mais de 40 regravações. O cantor sofreu um acidente vascular cerebral em 2003 e, desde então, morava em uma residência assistida em São Paulo.





Ele ficou conhecido não apenas no Brasil, mas teve reconhecimento internacional. De acordo com o Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira, "sua primeira gravação como cantor e compositor foi realizada em 1960, pela Polydor, interpretando de Lamartine Babo e Francisco Matoso, Eu sonhei que tu estavas tão linda e de Osmar NavarroPrelúdio à volta.Em 1960 fez sucesso com a música Tamanho não é documento, em parceria com Hamilton Gouveia Bastos, referia-se à sua estatura. Ainda este ano, foi o vencedor do I Festival de la Canción, realizado em Buenos Aires, Argentina, onde interpretou sua composição Tudo passará, iniciando uma bem sucedida carreira internacional. Sua composição Será, será foi sucesso no ano de 1969, e no ano seguinte Se eu pudesse conversar com Deus. Apresentou-se em programas de rádio e TV, atingindo na década de 1980, alta popularidade. Sua carreira de âmbito internacional conta com shows em salas de espetáculo dos Estados Unidos (apresentou-se diversas vezes no Carnegie Hall), de diversos países da Europa e África, e do México. Suas composições foram gravadas por artistas nacionais, Antônio Marcos, Moacir Franco e Agnaldo Timóteo, entre outros e internacionais, como Matt Monroe". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário