Espaço itinerante do “Mais Leitura” atrai leitores de todas as idades
20/01/2014 20h58 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: João Barreto
A tenda itinerante está na praça Washington Luiz, no Centro
Na oportunidade, os visitantes estão tendo a chance de conhecer e adquirir livros a preços populares. Mais de mil livros estão sendo comercializados a partir de R$ 2,00. São contos, fábulas, crônicas e obras voltadas para o público infanto-juvenil, além de ficção e obras de autores consagrados. Cada comprador pode levar para casa até dez obras diferentes sem repetir o título. O valor máximo dos livros é de R$ 4,00.
O "Mais Leitura" é reconhecido por contar com quatro agências fixas, visitar shoppings, além de montar estandes em comunidades pacificadas. A carreta, que também está se consolidando nos municípios do estado do Rio de Janeiro, já esteve na cidade de Silva Jardim, antes de visitar Macaé.
No município, o espaço atrai leitores de diversas idades e provenientes de variadas áreas da cidade. Entusiasmada, a professora Geise Alves fez questão de visitar o espaço com os sobrinhos João e Pedro. “O acesso à leitura é muito importante. Passei na praça e logo vi o local tinha um clima diferente. Meus sobrinhos já são estimulados à leitura nas escolas, mas eles adoraram tudo. E eu gostei muito do preço. Fiz questão que comprar livros variados”, contou.
Moradora da Aroeira, Nilda Oliveira, de 54 anos levou as netas, Yasmin e Yohana, de 11 e 14 anos, para adquirir livros infantis. As irmãs levaram seis exemplares para casa.
"Acho importante levar conhecimento às pessoas. Minhas netas logo quiseram comprar. Os preços são muito bons. Vou levar alguns para presentear meus familiares", afirmou a aposentada.
Projeto - Criado em 2011, o Projeto Mais Leitura já alcançou a marca de 1 milhão de livros, atendendo a mais de 300 mil pessoas. A ampla oferta de títulos é resultado de parceria com as editoras e o Governo do Estado. No município, o projeto conta com apoio da prefeitura de Macaé, que por meio da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes está sensibilizando o público para visitar a carreta itinerante.
- A parceria entre os governos estadual e municipal em prol do incentivo à leitura reforça a preocupação com a qualidade do ensino. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado para que se aprenda algo importante e prazeroso. A rede municipal de ensino se preocupa com a educação de qualidade, incentivando a leitura de maneira ampla, pois por meio da leitura a população se torna mais informada e crítica -, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário