SAAE anuncia investimentos e cria a Tarifa Social
Com a finalidade de esclarecer aos membros do governo e a própria população sobre a reestruturação tarifária da água e a criação da Tarifa Social, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eliezer Crispim, promoveu na última terça-feira (07) uma palestra demonstrativa para cerca de 60 pessoas.
De acordo com Eliezer, após um estudo de viabilidade da autarquia, houve necessidade de implantar atualização tarifária de água e criar política de proteção social, visto aos custos de operação e investimentos necessários para operar o sistema. “Nosso município cresceu e consumo também, agora e imediatamente temos que acompanhar essa nova realidade, ampliando e modernizando os serviços. Os benefícios imediatos da atualização da tarifa serão muito importantes, mas é lógico que não vamos sacrificar as pessoas que têm baixo poder aquisitivo. Para isso criamos a Tarifa Social Residencial que irá oferecer descontos de 28% sobre o consumo de até 10 mil/litros mês para as famílias inscritas nos programas sociais do governo. Os consumidores de modo geral, na classe residencial, pagarão R$ 18,90 na mesma faixa de consumo acima, sem desconto”, disse.
Eliezer Crispim explicou que a medida visa equilibrar as finanças da autarquia que dispõe apenas de recursos próprios da arrecadação da tarifa e como qualquer empresa precisa ter viabilidade para investimentos com suficiência para operação eficiente, situação que a população espera. Hoje 93% do perfil de consumidores de água são residenciais e os outros 7% distribuídos entre comercial, industrial e público. O presidente do SAAE explicou ainda que o déficit de abastecimento para área de abrangência do SAAE, segundo parâmetro do Ministério da Saúde, é atualmente 83 litros por habitante/dia, em virtude da insuficiência de reservatório para armazenamento e estação de tratamento. Ele anunciou para esse ano um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões para a construção de novos reservatórios e estação, que a exemplo da Sede passará dos atuais 350 mil litros armazenados para cerca de 1,250 milhões de litros, que acredita ser suficiente para abastecer os atuais e futuros clientes nos próximos 20 anos.
Na sua explanação Eliezer comparou o tarifário novo do SAAE aos atualmente praticados por outras nove empresas do ramo, incluindo CEDAE, Pro-Lagos e Águas de Juturnaiba, onde constatou que mesmo com o novo ajuste do tarifário o SAAE continuará com o menor preço. Ao final destacou: “Pelos nossos levantamentos de cada três litros de água tratada colocada na rede, dois litros são faturados e um é perdido por vazamento, furto e/ou usado para manutenção. Nossa missão além de recuperar as perdas com consequência de equilíbrio nos custos, também será garantir água de qualidade e tratamento do esgoto com suficiência para atender toda população, sem interrupção”, comentou Eliezer, e anunciou ainda a substituição gradativa de mais de 5,5 mil hidrômetros, sem custo para os clientes, pois estão fora dos padrões de vida útil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário