sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Três carros roubados por hora no primeiros meses de 2013

De janeiro a setembro do ano passado, número de casos no estado chegou a 19.879. Capital lidera a lista

VANIA CUNHA
Rio - A cada hora dos nove primeiros meses de 2013, três motoristas ficaram a pé em vários pontos do estado, vítimas de ataques de ladrões de carros. A média se torna ainda mais assustadora quando se tem o total de ocorrências registradas: 19.879 casos, cerca de 20% a mais do que o índice no mesmo período de 2012. Os dados do Instituto de Segurança Pública revelam ainda que a capital fluminense é a região mais afetada pelo crime, com 8.636 veículos roubados de janeiro a setembro do ano passado.
Levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras mostra que o Rio ficou em segundo lugar no ranking de dezembro, quando foram registrados 4.132 roubos e furtos de veículos no estado. O analista de rede L., 27 anos, foi uma das vítimas. Ele levava uma amiga em casa, em Bento Ribeiro, quando bandidos armados cercaram seu carro, em dezembro.
“Eles ameaçaram me matar e levar a menina. Ela entrou em desespero e pedi: ‘Pelo amor de Deus, levem o carro e deixem-na em paz’. É a pior sensação do mundo. Pouco antes, havia visto uma viatura na esquina da rua. Mas quando precisei, não tinha ninguém”, lembrou o jovem. Ele ressaltou que, dias depois, os bandidos ainda ligaram para o celular que ficou no carro, pedindo resgate do veículo.
O consultor de projetos Jonathan Bastos Ferraz de Oliveira, 27 anos, foi abordado dentro da Vila Militar. “Os dois bandidos armados me cercaram no sinal. Fiquei a pé e sem telefone. Quando cheguei na delegacia, tinha uma pessoa registrando roubo do seu carro no mesmo lugar. É uma sensação enorme de impotência. Você se sente lesado com tanta falta de segurança”, criticou ele, que ainda não conseguiu que o seguro pagasse outro veículo. Segundo o professor da Escola Nacional de Seguros Lauro Faria, o aumento dos roubos elevou o preço dos seguros: nos dois últimos anos, os reajustes superaram a inflação. “Essa é uma das questões que mais conta no perfil das coberturas.”
PM: aumento recuperação de carros
A PM informou que investe no policiamento ostensivo, principalmente nas blitzes, para coibir os roubos de veículos. A corporação ainda afirmou que houve aumento de 2.184 casos de recuperação de carros roubados nos nove primeiros meses de 2013, em relação ao ano anterior.
Já o delegado Felipe Ettore, da Delegacia de Roubos e Furtos de Autos, disse que vem investindo em ações para fechar ferros-velhos, muitos deles, responsáveis por revender peças e veículos roubados. Só em 2013, foram desativados 60 ferros-velhos e o material, destruído. A delegacia também investiga quadrilhas especializadas nesses crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário