Oficinas interativas levam arte e esporte aos alunos da rede municipal de Macaé
01/04/2014 12h22 - Jornalista: Equipe Segov
Realizada pela Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Macaé, a iniciativa integrou as atividades do evento Águas de Março – que levou shows gratuitos à Praia dos Cavaleiros nos dias 22 e 29 de março – e teve por objetivo aproximar os estudantes de diferentes expressões artísticas e do esporte, democratizando o acesso à cultura e colaborando para a formação cidadã dos jovens. As atividades contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
“Essas oficinas fazem parte das agendas positivas do governo. A pretensão foi criar um ambiente de recreação e de proximidade dos alunos com a arte. Acredito que essa iniciativa colabora com a visão de uma gestão antenada com o social”, frizou o Secretário Municipal de Governo Leonardo Gomes.
No Ciep Nova Holanda, a oficina foi realizada na sexta-feira (28), quando a quadra tornou-se palco para uma oficina e apresentação musical com grupo de artistas que participaram do show Águas de Março. Em atividades interativas, os estudantes, puderam conhecer um pouco mais sobre instrumentos como teclado, violão e o cajón, um instrumento de percussão de origem latina, e dividir o microfone com os artistas, que apresentaram clássicos do rock e mpb e sucessos atuais do pop e até do funk.
Diretor do Ciep, Pueblo Peçanha ressaltou a contribuição da oficina para a formação dos estudantes. “Ficamos muito felizes em receber essa ação em nossa escola. Além de trazer diferentes expressõesmusicais com as quais as crianças nem sempre têm contato, ampliando os horizontes e o conhecimento, permitiu o acesso a momentos de entretenimento e cultura que não costumam chegam ao bairro”, destacou.
No sábado (29), foi a vez dos alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Virgem Santa, vivenciarem momentos dedicados à música, ao grafite e ao esporte, em uma grande celebração cultural. Durante o evento, além da oficina de música, com Amanda Amado e Phil e Banda, crianças e adolescentes puderam conferir a arte do grafite em ação, com o artista Marlon Muk, e de participar de bate-papo e disputas de partidas com atletas da equipe juvenil do Macaé Basquete.
Primeira escola a receber a oficina, no dia 22 de março, o Ciep Maringá recebeu a cantora Amanda Amado e os músicos Phil Braga e banda para uma apresentação que emocionou os estudantes e abriu espaço para os alunos mostrarem seus talentos.
Para a Subsecretária de Educação no Esporte, Cultura e Saúde, Mônica Couto, o sucesso das oficinas demonstra a importância do investimento em ações ligadas à cultura e ao esporte no ambiente escolar e aponta para a necessidade de um trabalho contínuo e conjunto em prol da formação dos estudantes.
“Estamos encantados com as oficinas. Elas proporcionaram uma leveza ao ambiente escolar, apresentaram outras referências culturais aos nossos alunos e permitiram a oportunidade para que eles conhecessem novos exemplos a serem seguidos”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário