Apresentamos aqui os vencedores da 38ª Exposição de Orquídeas de Pernambuco, realizada pela Associação Orquidófila de Pernambuco (ASSOPE) nos dias 14, 15 e 16 do corrente mês de março. O cenário da mais tradicional exposição de orquídeas do Nordeste foi o Museu do Estado de Pernambuco, onde também houve feira de plantas, palestras técnicas e oficinas de cultivo, além do lançamento do livro Orquídeas do Planalto Central Brasileiro, de autoria da engenheira florestal Lou Menezes, curadora do Orquidário Nacional do IBAMA, em Brasília.
As fotos que ilustram esta reportagem são de Michelle Canário, 2ª Secretária da Associação Cearense de Orquidófilos. A seleção não objetiva, exatamente, mostrar as plantas premiadas, mas apenas revelar a beleza e variedade das orquídeas expostas.
Segue-se relação das plantas premiadas e os respectivos cultivadores:
Melhor Cattleya labiata
- Cattleya labiata var. rosada – Manuel Ximenes
- Cattleya labiata var. alba “Dr. Manuel Ximenes” – Manuel Ximenes
- Cattleya labiata var concolor “D. Graça Veiga” – Sérgio Rangel
Melhor Espécie Estrangeira
- Bulbophyllum grandiflorum – Vila Aldeia
- Grammatophyllum scriptum – Sérgio Rangel
- Phalaenopsis amboinensis – Sérgio Rangel
Melhor Espécie Nacional
- Miltonia moreliana – Vila Aldeia
- Cattleya aclandiae – Sérgio Rangel
- Oncidium jonesianum – Taroh
Melhor Híbrido de Cattleya
- LC Chyong Guu Swan ‘Ruby Lip’ – CPO
- LC Remo Prada – Edivaldo Pedro
- BLC Phulai #22 – CPO
Melhor Híbrido monopodial
- Ascocenda Aod Eswai x Ascocenda Bangkhunthengold Fuchs Gold – Edivaldo Pedro
Melhor Híbrido
- Dendrobium Ding Dang Blue – Vila Aldeia
Micro Orquídea
- Ornithophora radicans – Edivaldo Pedro
- Maxillaria Salem reamer – Lindon Barros
- Dendrobium wenzelii – Lindon Barros
Mérito Botânico
- Bulbophyllum grandiflorum – Vila Aldeia
Melhor Planta da Exposição
- Miltonia moreliana – Vila Aldeia
- Bulbophyllum grandiflorum – Vila Aldeia
- Cattleya labiata var. alba ‘Dr. Manuel Ximenes’ – Manuel Ximenes
Voto Popular
- BLC Pink Empress – Flávio Santos
No próximo sábado, dia 22, acontece a reinauguração do Vandário do Inhotim – Instituto de Arte e Jardim Botânico, em Brumadinho, Minas Gerais. Às 14 horas, a orquidóloga Delfina de Araújo (www.delfinadearaujo.com) irá mediar um bate-papo informal sobre o grupo de plantas cultivados em vandário. Também falará sobre as origens das vandáceas, os gêneros envolvidos, espécies, híbridos e dicas de cultivo. O Vandário fica à beira do Lago Novo.
O Instituto Inhotim, inaugurado em 2006, é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Seus jardins são singulares, com uma beleza rara e um paisagismo que explora todas as possibilidades estéticas da coleção botânica.
Quem desejar mais informações sobre esse belíssimo recanto de Minas Gerais, pode acessar o site do Instituto: http://www.inhotim.org.br
Publicamos aqui uma seleção de fotos das flores levadas, à Casa José de Alencar, pelos membros da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO, no último sábado, dia 15, quando se realizou a reunião de março. O encontro foi dos mais concorridos e, segundo observação de um dos participantes, “ninguém arredou o pé” do auditório durante a palestra técnica definida para a ocasião.
Conduzida pelo vice-presidente, Dr. Estanislau Souza Queiroz, a reunião iniciou-se com a apresentação dos novos associados, seguindo-se uma série de informes. Dentre outros temas, foi discutida a criação imediata de uma comissão para organizar o 8º FestOrquídeas; a possibilidade de se promover uma exposição no parque temático “Engenhoca”, em Aquiraz, coincidindo com o Dia das Mães; e a realização de uma nova compra coletiva no Orquidário Santa Bárbara.
Após os informes, o Prof. Italo Gurgel dirigiu uma atividade lúdica, na forma de suposto “teste de conhecimentos”. Logo depois, proferiu palestra sobre adubação, com oportunas intervenções de diversos colegas. Ao final, foi sorteada uma Vanda entre os aniversariantes de março e várias outras plantas entre todos os demais associados presentes.
A ACEO chama a atenção para a data da reunião de abril: dia 26. Portanto, desta feita, em razão da proximidade do feriado da Semana Santa, o encontro deixará de acontecer no terceiro sábado do mês, transferindo-se para a semana seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário