Por dentro do VLT
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Aberto à visitação, protótipo ficará nos Galpões da Gamboa
Todos os dias da semana, entre 9h e 20h, visitantes terão a chance de conhecer o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de bonde elétrico moderno e que não polui o meio ambiente. Composição de passageiros está estacionada no pátio dos Galpões da Gamboa, em frente à Cidade do Samba. Em cerimônia que abriu a visitação ao público, o prefeito Eduardo Paes falou da importância do novo meio de transporte para a mobilidade no Centro e Região Portuária. “A ideia é fazer com que as pessoas optem pelo transporte público em detrimento do carro particular. A causa dos engarrafamentos é, principalmente, a grande quantidade de veículos que circulam na região central da cidade”, explicou.
Composição do VLT aberta para visitas todos os dias, das 9h às 20h
No evento, também estavam presentes Pedro Paulo Carvalho, secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Arraes, subsecretário de parcerias público-privadas e concessões, Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), e Cláudio Andrade, presidente da Concessionária VLT Carioca. Claudio Andrade defende que o VLT vai resgatar a beleza do Rio: “Esse será o primeiro modelo no mundo sem catenária, a fiação superior. Com isso, a paisagem não ficará escondida. Este modelo opera com sistema não poluente e serviço com baixos níveis de vibração”.
O novo meio de transporte se caracteriza, principalmente, como um meio de integração de modais que conecta barcas, aeroporto, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais e BRTs. As obras começaram em março pelo Túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência. No primeiro momento, vão priorizar a implantação do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT (trens, via permanente, energia, sinalização, controle, comunicação). No futuro, o Ciom receberá equipamentos industriais de grande porte, como máquina de lavar trens, torno de rodeiros, pontes rolantes e macacos sincronizados. A previsão é de que o veículo comece a circular em 2016 com pontos no Centro e na Região Portuária, de acordo com as politicas de tarifação e integração vigentes no Estado e no Município do Rio de Janeiro via Bilhete Único Carioca.
Bonde moderno
O VLT terá composições de 30 ou 40 metros de comprimento, com 2,40 metros de largura, e capacidade de transporte para mais de 400 passageiros. As ruas da Região Portuária já começaram a ser preparadas para receber o novo tipo de transporte. Ao todo serão seis linhas que interligam a Região Portuária, Praça Mauá, Aeroporto Santos Dumont, Cinelândia e Central.
O VLT terá composições de 30 ou 40 metros de comprimento, com 2,40 metros de largura, e capacidade de transporte para mais de 400 passageiros. As ruas da Região Portuária já começaram a ser preparadas para receber o novo tipo de transporte. Ao todo serão seis linhas que interligam a Região Portuária, Praça Mauá, Aeroporto Santos Dumont, Cinelândia e Central.
Formado por sete módulos articulados, o VLT vai circular 24 horas por dia e terá capacidade para transportar 285 mil pessoas diariamente. O sistema compreende 28 km de percurso e, além dos trilhos por onde o veículo vai passar, a obra abrange a implantação de paradas e sinalização especial para que VLT, carros, ônibus e pedestres possam compartilhar as vias da cidade com segurança.
As obras para a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom) começaram em março. O Centro será instalado na Vila Olímpica da Gamboa e abrigará a unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT (trens, via permanente, energia, sinalização, controle, comunicação, e outros). Para que moradores da área não percam a área de lazer da Vila Olímpica, a prefeitura prevê transferência temporária da Vila Olímpica para o espaço aberto entre os galpões.
Foto: Beth Santos
Texto: Mariana Aimée
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