terça-feira, 1 de abril de 2014

Rosinha busca apoio para projeto de energia solar

Publicado em 31/03/2014


Secom / Campos-Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Rosinha (acompanhada de Garotinho) apresentou o projeto à Diretora Geral da ANP, Magda Chambriard

Da Assessoria, com Redação

Um projeto de geração de energia por painéis solares foi apresentado na tarde desta segunda-feira(31) pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho à diretora geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, na sede do órgão, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), que agendou a audiência. 

No projeto apresentado, Rosinha solicita apoio da ANP para captar recursos para o projeto, com base em resoluções e portarias da própria Agência Nacional de Petróleo, que determinam que empresas da cadeia produtiva de petróleo invistam em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em valor equivalente de até um por cento do total de sua receita bruta de produção.

Segundo a prefeita, o projeto se encaixa com a pauta internacional dodesenvolvimento sustentável, por ser ecologicamente correto, com geração de energia limpa e renovável, com Campos apresentando alto potencial de incidência solar.

Instalação de indústria em Campos

Caso a ANP apoie o projeto apresentado, esta prevista a instalação em Campos de uma indústria para a fabricação dos painéis solares. Uma nova reunião com técnicos da ANP e da secretária de Petróleo e Energia será agendada para discussão de detalhes técnicos do projeto, na sede da Agência, no Rio.

Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativa ou passiva, dependendo da forma como captura, converte e distribui a energia solar. Entre as técnicas solares ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos e coletores solares térmicos para aproveitar a energia. Entre as técnicas solares passivas estão a orientação de um edifício para o Sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas e projetar espaços que façam o ar circular naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário