terça-feira, 30 de junho de 2015

Agricultura Familiar contribui com alimentação saudável nas escolas

30/06/2015 16:32:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de produtos de agricultura familiar sendo entregue em escola
Foto: Arquivo Secom
Nutricionistas apontam que alimentos sem processamento são mais saudáveis
Com o objetivo de reforçar a segurança alimentar dos estudantes, a rede municipal segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do governo federal, na compra de produtos da agricultura familiar.
Hoje, os produtores que trabalham com Agricultura Familiar na rede municipal atendem 42 escolas. No entanto, a proposta é chegar a 70. A previsão é que na terça-feira (7) seja realizada a distribuição dos produtos, das 8h às 11h, de itens da Agricultura Familiar provenientes da região serrana, Assentamento Celso Daniel e cooperativas da região. Entre os alimentos que serão distribuídos no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho estão aipim, alface, salsa, cebolinha, abacate, banana d´água, ovo, tomate e inhame.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o trabalho cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “O ensino municipal está cada vez mais incentivando a agricultura familiar. O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis”, ressalta.

Análise sensorial - Diante da atuação dos produtores da Agricultura Familiar e possíveis inclusões de novos gêneros, a equipe da Coordenação de Nutrição e representantes das coordenações da Secretaria de Educação e Conselho de Alimentação Escolar (CAE) iniciaram o trabalho de análise sensorial do iogurte. De acordo com a coordenadora de Nutrição, Geórgia Allen, em caso de aprovação, haverá teste de aceitabilidade nas escolas municipais.

Em caso de aprovação do produto, no caso, o iogurte, a rede municipal de ensino poderá incluir o iogurte para aquisição de gêneros da Agricultura Familiar. A aplicação do teste tem comprovação metodológica e ele será realizado mediante o sistema de votação, em que os alunos vão degustar o produto e preencher questionário individual. “Com a aceitabilidade, o produto pode passar a fazer parte do cardápio da merenda escolar", observa a coordenadora.

Formação - Para reforçar a qualidade da merenda, a Secretaria de Educação está traçando os últimos detalhes do curso de Manipulação de Pescado e Treinamento de Merendeiras, que será ministrado em julho, com apoio da Fundação Instituto da Pesca do Estado (Fiperj).

Merenda - O ensino municipal oferece diariamente 36.059 refeições diárias (almoço e jantar) para os estudantes das 104 escolas municipais. Atualmente uma média de 200 estudantes da rede municipal têm patologias como intolerância à lactose, glúten e diabetes. O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio, conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário