domingo, 28 de junho de 2015

Festa do Padroeiro movimenta noite de sexta em São Pedro da Aldeia
Por Raíra Morena em 27/06/2015

A última sexta-feira (26) foi de muita festa, gastronomia e atividades religiosas em São Pedro da Aldeia. Realizada pela Paróquia de São Pedro, em parceria com a Prefeitura, a tradicional Festa do Padroeiro atraiu moradores, visitantes e paroquianos para a Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade. Abrindo o final de semana prolongado, o show com a banda Nó Cego foi a grande atração musical da noite. Mais cedo houve ainda oração do Terço, novena, confissões e missa com o pároco Helcimar Sardinha. A programação foi acompanhada pelo Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho. As festividades continuam neste sábado (27) durante todo o dia, com destaque para o show da cantora Sandra de Sá, a partir das 22h. Missas, procissões, atrações culturais, área de recreação infantil, praça de alimentação coberta e barracas de artigos e acessórios fazem parte da grande festa em homenagem ao mártir São Pedro.

Imagem da Notícia

De acordo com o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt, a expectativa para os próximos dias de festa é de muita alegria e união. “A festa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Paróquia de São Pedro, nossos amigos católicos e toda a sociedade aldeense. Esperamos, mais uma vez, que a população compareça, se divirta, se sinta acolhida e feliz. Que este seja um momento também de reflexão, de paz e de união. A festa oferece uma extensa programação religiosa e popular para todas as idades, em um ambiente familiar. Tudo preparado com muito carinho e segurança, com total incentivo do Prefeito Cláudio Chumbinho”, disse.

Imagem da Notícia

Pela primeira vez no município, o grupo “Nó Cego” foi um dos destaques da programação da noite de sexta. Com quase 20 anos de existência, a banda da cidade de São Pedro da Serra presentou o público aldeense com uma seleção especial de canções, marcadas por forte influência da música nordestina, baiões, cocos, cirandas e xotes. “Preparamos uma salada musical bem bacana. Nossa influência são os compositores e intérpretes que trouxeram o ritmo pulsante do forró para o Sudeste, além de uma pegada do Clube da Esquina. Fomos super bem recebidos na cidade, a estrutura do evento é ótima. Isso é muito importante para o músico, faz com que a gente se sinta bem e, com isso, o show fica melhor ainda. Que continue tudo lindo até o final da festa, como já está sendo”, disse o vocalista e percussionista, Reinaldo Queiroz, o “Rei”, um dos membros da formação original.

Imagem da Notícia

No repertório, clássicos da Música Popular Brasileira, passando por Gonzaguinha, Jackson do Pandeiro e Zé Ramalho. Composto ainda pelos integrantes Júlia Vargas (voz e percussão), Rodrigo Garcia (produção musical e violão) e Marcelo Bernades (sopros), o conjunto tem quatro anos de nova formação, mantendo toda a bagagem cultural de um grupo que já dividiu palco com artistas renomados como Elba Ramalho, Alceu Valença, Nando Reis e Cássia Eller.

Imagem da Notícia

Durante toda a noite, moradores e turistas puderam aproveitar a gastronomia típica caipira oferecida pela quermesse. Pasteis, petiscos, churrasquinho, caldos e bebidas foram vendidos na praça de alimentação temática. Marcado por um clima familiar, o ambiente anexo à Igreja Matriz agradou pessoas de todas as idades, como a aposentada Marilza Basílio, participante ativa da Paróquia há mais de 20 anos. “Todos os anos eu venho prestigiar a Festa de São Pedro. É uma festa bem aconchegante, agradável e de muito carinho entre todos, paroquianos ou não. É um lugar onde todos são bem recebidos e muitas vezes acabam se tornando amigos. É uma ‘festa família’, com um clima muito bom”, disse a aldeense, que compareceu ao lado do marido Raimundo, do neto Daniel, de quatro anos de idade, e um casal de amigos.

Imagem da Notícia

Cerca de 50 pessoas estão envolvidas na organização do evento. De acordo com o coordenador da Comissão de Festa da Paróquia, Alex Alexandrino, o objetivo este ano foi oferecer uma programação diversificada para todos os gostos. “Foram mais ou menos três meses de reuniões com a comissão. Não queríamos que a programação fosse restrita à Igreja, mas que a festa tivesse uma integração maior com a cidade, envolvendo crianças, jovens e idosos. A Prefeitura entrou com toda a parte estrutural, que é fundamental para que tudo aconteça. Graças a Deus o Poder Público tem nos dado apoio, mais uma vez fomos atendidos e acolhidos pelo Prefeito Cláudio Chumbinho e também pelo Secretário Edmilson, que foi nosso elo de ligação nessa parceria. Estamos felizes e esperamos terminar a festa com bastante êxito”, disse o paroquiano, que aproveitou para adiantar os planos para o próximo ano. “Já estamos em preparação para o ano que vem, quando vamos unir as duas festas e fazer uma grande celebração pelos 400 anos de evangelização em São Pedro da Aldeia”.

Imagem da Notícia

Para a Festa do Padroeiro, a Praça Agenor Santos ganhou um parque inflável para a criançada, com ingressos cobrados à parte. Até o encerramento na próxima segunda-feira (29), uma tenda da Secretaria de Saúde estará montada no local, funcionando como posto médico de pronto-atendimento. O serviço conta com médico, profissionais de enfermagem e equipe de resgate de plantão, além de uma ambulância. O Centro da cidade ganhou também banheiros químicos e diversas barracas para venda de artigos masculinos e femininos, acessórios e artesanatos, bebidas e lanches. Além dos shows, a programação no palco principal conta ainda com DJ e locução. Para garantir a segurança dos participantes, equipes da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, Defesa Civil e agentes de fiscalização de Posturas também estarão de plantão ao longo das festividades.

Imagem da Notícia

                Confira a programação da Festa do Padroeiro:


SÁBADO (27/06)

14h às 16h - Contação de Histórias com o grupo Ciranda dos Tapetes
15h - Show de mágica
17h - Chegada da Imagem do padroeiro São Pedro à Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Poço Fundo, e início da Paraliturgia
17h30 - Carreata com a Imagem de São Pedro para a Igreja Matriz
20h - Quermesse (Praça de alimentação coberta com venda de quitutes e típica comida caipira)
Quadrilhas
22h - Show com Sandra de Sá



DOMINGO (28/06)

7h - Missa
9h - Missa
10h30 - Saída da Procissão Terrestre até o deck da cidade
11h - Tradicional Procissão Marítima até o Porto da Aldeia
12h - Benção dos Pescadores no Porto da Aldeia
12h30 - Almoço Festivo: Churrasco Gaúcho na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz)
16h30 - Cortejo do Mastro saindo da Capela de São Francisco (Mossoró)
17h15 - Hasteamento do Mastro
17h30 - Vésperas Solenes
18h - Oração do Terço
18h30 - Encerramento da novena
19h - Missa com pregação
20h - Quermesse
22h - Show com Gero & Banda



SEGUNDA-FEIRA (29/06) - FERIADO DO PADROEIRO

6h30 - Alvorada
7h - Oração da Manhã (Laudes Solenes)
8h - Primeira Missa Tridentina na Paróquia de São Pedro, celebrada pelo Arcebispo de Campos D. Fernando Rifan
10h - Missa Solene com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Participação do Coral Rainha Assunta, de Cabo Frio
12h - Benção dos veículos
15h - Missa
16h - Preparação para a Procissão Terrestre, com saída da Praia da Pitória
16h30 - Início do Auto de São Pedro e Procissão Terrestre
19h - Missa Campal
20h - Quermesse
21h - Show católico com a banda Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário