domingo, 28 de junho de 2015

Biblioteca sobre Rodas retoma trabalho na rede municipal

25/06/2015 16:21:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de crianças uniformizadas escolhendo livros
Foto: Maurício Porão
Mil títulos de contos, poesias e imagens aguçam gosto pela leitura das crianças
Incentivar o gosto pela leitura dos alunos da rede municipal e levar cultura para as praças. Estes são os objetivos da Biblioteca Sobre Rodas, cujas atividades reiniciaram nesta quinta-feira (25), com programação especial na Praça Veríssimo de Mello. O trabalho do ônibus, que conta com o grupo de contadores HistoriArte, visa percorrer unidades municipais e praças de bairros de Macaé. Para isso, a biblioteca itinerante foi dotada de cerca de mil títulos entre contos, poesias, imagens, fábulas, histórias sobre folclore e literaturas africana e indígena. A concepção de criar um ônibus biblioteca é do escritor Mário de Andrade, que teve a iniciativa em 1936.
A expectativa, segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, é que o ônibus voltado para leitura atenda até o fim do segundo semestre cerca de 10 mil estudantes. “Queremos reforçar a aprendizagem dos alunos da rede municipal. A leitura e a contação de histórias são ferramentas valiosas. A leitura vai permitir que os estudantes fiquem mais dedicados aos estudos”, disse. O secretário afirmou ainda, que além das unidades municipais, a intenção é que a comunidade também participe das atividades da Biblioteca sobre Rodas. “A proposta é que a comunidade possa doar livros. Desta forma o acervo de títulos será ampliado e os moradores de vários bairros de Macaé serão incentivados a se dedicar a leitura”, comentou acompanhado pela subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins.

Durante o retorno da atividade do ônibus na praça, a garotada teve a oportunidade de assistir ao grupo HistoriArte. Munidos de acessórios e fantoches, o grupo levou a magia da contação de histórias como “O menino e o lobo”,” O grão de milho”,” A vida é bela” e "Chapeuzinho Vermelho". Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do ônibus e obter empréstimos dos livros, voltados especialmente para o momento de visita da Biblioteca sobre Rodas, que conta com o apoio da Odebrecht Óleo e Gás por meio do projeto Escola em Ação.

Elogios - A retomada do trabalho da Biblioteca sobre Rodas foi motivo de alegria e diversão para alunos das unidades municipais Eda Moreira Daflon (Imbetiba) e Letícia Peçanha de Aguiar (Centro). Lyon Gabriel Carvalho, de 7 anos, era um dos estudantes mais animados. “Gosto muito de estudar e de livros de histórias. Leio na escola e na minha casa. Gosto de livros de mistério”, falou.

Curiosas e entusiasmadas, as estudantes Viviane André e Ana Vitória Souza aprovaram a biblioteca. “O ônibus é bonito e os contadores são muito legais”, testemunharam. Para a professora da unidade Eda Daflon, Raquel da Costa, a iniciativa da rede municipal vai contribuir com o dia a dia na sala de aula. “Será muito bom contar com este ônibus para deixar a garotada feliz e não apenas despertar o interesse pela leitura, mas melhorar a escrita e a oralidade dos nossos alunos”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário