terça-feira, 30 de junho de 2015

Tecnologia digital é foco de cursos da rede municipal

30/06/2015 09:32:00 - Jornalista: Joice Trindade
Uma professora dentro da sala de aula apontando para o quadro e crianças sentadas em cadeiras
Foto: Arquivo Secom
'Google Classroom: Elaborando aulas' é a novidade do semestre
Melhor utilizar a tecnologia educacional e os recursos digitais para reforçar as ações pedagógicas. Estas são as propostas da rede municipal, que está com inscrições abertas para os cursos de Informática Básica, ProInfo Introdução à Educação Digital, Proinfo Elaboração de Projetos e Google Classroom: Elaborando aulas. Todos os cursos começarão no mês de agosto e seguem até o final do próximo semestre letivo. Os interessados podem se inscrever pelo site www.ntmmacae.com.br.
A programação direcionada a educadores que atuam ou não em laboratórios de informática será iniciada na data em que termina o cadastro. Os cursos são oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação e terão a média de duração de 40 a 60 horas. Cada módulo terá a duração de quatro meses e vai envolver cerca de 50 educadores em cada curso. A programação será ministrada pelo sistema de Educação à Distância, com encontros presenciais mensais, o que segundo a coordenação vai facilitar a dinâmica do curso e atrair mais candidatos.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, os módulos vão contribuir com a atuação dos educadores. "Os professores poderão aprender a utilizar novos recursos tecnológicos no dia a dia escolar, fator que promete atrair o interesse e despertar habilidades dos alunos, que cada vez mais estão 'antenados' nas redes sociais", destacou.

Cronograma - Cada curso, segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Alex Bogado, tem uma proposta específica. O de Informática Básica tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos do manuseio de computadores e periféricos. No módulo, serão apresentados o Sistema Operacional Linux, ferramentas de produtividade e aspectos básicos de segurança e uso da internet. Já a Introdução à Educação Digital é uma formação Inicial do Proinfo com a intenção de introduzir ferramentas tecnológicas de maneira pedagógica.

Já o curso “Elaboração de Projetos” é voltado para profissionais da educação que têm a proposta de aprender a desenvolver projetos com a integração de tecnologias. “Neste módulo serão trabalhados conceito de projeto e suas especificidades, bem como a articulação das práticas pedagógicas”, ressaltou Alex Bogado.

Este semestre, a novidade é o curso “Google Classroom: Elaborando aulas”, que tem como proposta tornar o planejamento das aulas mais dinâmico e interativo, apoiado em recursos de tecnologia digital.

Mais cursos - Além destes módulos, o NTM vai promover cursos direcionados aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Um outro curso, que terá início no mês de agosto, será “Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias e Recursos Digitais para a Educação”. Cerca de 50 integrantes do Programa Nova Vida participarão.

O módulo é fruto de uma ação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação. A finalidade é proporcionar formação específica referente às novas ferramentas tecnológicas e reforço para o mercado de trabalho. Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, o módulo proporciona formação específica referente às novas ferramentas tecnológicas e reforço para o mercado de trabalho. A formatura dos integrantes do curso deste primeiro semestre será no dia 17 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação, às 15h.

Nova Vida - O “Nova Vida” atende jovens na faixa de 14 e 17 anos e 11 meses, que apresentam situação de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. Para frequentar o programa, devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Os integrantes do programa recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura e têm noções básicas de português, matemática e atendimento ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário