terça-feira, 30 de junho de 2015

Alunos da FGV conhecem as ações de gestão ambiental da Prefeitura de Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 30/06/2015 17:30

  • / VISITA ACADÊMICA / 30/06/2015 17:30

    Estudantes da Fundação Getúlio Vargas conhecem as ações da PMB no combate ao desmatamento na região.


Dez estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, visitaram o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia nesta terça-feira,30, para conhecer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das áreas de Belém, gerenciado pela Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Gestão de Áreas Especiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A visita faz parte da disciplina Imersão Local, da grade curricular do curso, e é promovida pela instituição em diversos Estados brasileiros. O grupo esteve reunido com o Governador Simão Jatene, na segunda-feira ,29, quando foi abordado o tema desenvolvimento sustentável. 
“A importância da visita dos alunos da FGV aqui em Belém foi para mostrar a agenda do CAR e também o mapa do desmatamento aqui na nossa região. Ao mesmo tempo já mostramos todos os serviços que já estão sendo executados pela Prefeitura de Belém e para coibir esses crimes. Aqui no Bosque eles já puderam conhecer a fauna e flora, além de conhecer a equipe técnica e os trabalhos que são realizados no dia a dia, deixando clarao a importância do meio ambiente para todos”, explica a diretora geral da Semma, Susany Nery.
Durante o encontro, os alunos puderam ainda tirar dúvidas sobre as ilhas de Belém, a forma como é feito o CAR, e suas peculiaridades. A coordenadora de articulação institucional e governança do Programa Município Verdes, do Governo do Estado do Pará, Camilla Miranda, também esteve presente.

“Nessa visita pudemos conhecer e entender como funciona o trabalho da Prefeitura de Belém, com o cadastramento e preservação das áreas verdes, além dos desafios encontrados na gestão municipal. Certamente essa apresentação foi de grande importância para os alunos”, garante Raquel Sobral, coordenadora do grupo. 
Os alunos de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foram divididos em grupos que visitaram as cidades de Fortaleza, Recife, Maceió, Campo Grande e Belém. Ao final do trabalho, as equipes retornam para São Paulo, onde terão que apresentar os relatórios e experiências vividas em cada local. 
A aluna Mariana Gomes afirma que a experiência foi muito importante. “O encontro foi maravilhoso, pois vimos a realidade de Belém. Cada lugar do Brasil é uma realidade e é muito importante que tenhamos esse conhecimento. Agora confesso que esse encontro ter sido realizado aqui no Bosque, me deixou encantada. Essa área de preservação é maravilhosa, sem contar esses animais. Eu registrei tudo”, detalha. 
Durante a estadia no Pará, os alunos também visitaram os municípios de Paragominas e Barcarena.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário