segunda-feira, 29 de junho de 2015

Rede municipal com inscrições abertas para Formação dos Conselhos Escolares

29/06/2015 10:00:00 - Jornalista: Joice Trindade
Pessoas sentadas a frente de computadores e uma mulher em pé falando
Foto: Moisés Bruno
Conselhos acompanham a execução das ações pedagógicas
A rede municipal de ensino está com inscrições abertas para a Formação dos Conselhos Escolares. Os interessados podem se cadastrar até o dia 10 de julho pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br. Ao todo estão sendo oferecidas 40 vagas.
A programação, que será realizada em encontros presenciais e à distância, vai acontecer nos dias 13 de agosto, 3 e 9 de setembro, nos turnos da manhã (8h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h). O curso é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Durante a formação, são abordados tópicos como a história dos Conselhos Escolares no país e a função pedagógica. No final do evento, haverá entrega de certificados.

Macaé segue a determinação do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares. Diante disso, a rede municipal se prepara para a implementação dos Conselhos Escolares nas escolas municipais.

Para isso, 98 associações de Apoio à Escola planejam atividades de sensibilização junto às Associações de Apoio à Escola, curso de formação e eleições com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A escolha dos integrantes das associações contam com urnas específicas. As próximas eleições serão realizadas no mês de julho nas unidades municipais Generino Teotônio de Luna e Nosso Senhor dos Passos. Já no mês de agosto estão previstas eleições em 16 escolas municipais.

De acordo com a coordenadora dos Conselhos Escolares, Márcia Correa, o trabalho das associações está sendo um sucesso, e conta com quatro representantes dos segmentos de pais de alunos, estudantes, funcionários e professores.

"As associação visam acompanhar a vida escolar dos estudantes e contribuir com dicas para o processo ensino-aprendizagem. A associação é um órgão consultivo e de prestação de contas das verbas municipais e federais”, disse Márcia. Ela lembra ainda que as associações são importantes para os diretores, pois contribuem no gerenciamento de verbas do Governo Federal e municipal, por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a pasta vai reforçar o trabalho de criação oficial dos conselhos escolares. "Os conselhos escolares são de extrema importância. Cabe a eles deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do projeto político-pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário