domingo, 28 de junho de 2015

Diamantina inaugura museu sobre história da tipografia e do jornalismo

28.Jun.2015
museu1.jpgO município de Diamantina (MG) ganhou este mês (13 de junho) o Museu Tipografia Pão de Santo Antônio, o único do gênero no Brasil. A instituição, localizada na antiga gráfica da Associação do Pão de Santo Antônio, vai abrigar 80 anos da memória da tipografia e da atividade jornalística em Minas Gerais e no país.

Com nosso patrocínio por meio da seleção pública Petrobras Cultural de 2012, o projeto Memória do Pão de Santo Antônio contempla o restauro, o tratamento técnico, a reabilitação e a divulgação do acervo documental e do maquinário dos jornais diamantinenses Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina, impressos entre 1906 e 1990.

O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio reúne os meios de produção próprios da tipografia (máquinas impressoras, cavaletes tipográficos, mobiliário, clichês), todos restaurados e reativados. Também conta com quase 4 mil exemplares impressos em oficina tipográfica entre 1906 e 1990. O espaço está aberto a visitações de quarta a domingo, de 10h às 13h e de 14h às 18h.

O evento de lançamento do novo espaço cultural contou com a exibição e o funcionamento de uma antiga impressora trazida de Paris para o Brasil  no século XIX. A programação também incluiu encontro com tipógrafos, lançamento do catálogo e do site do museu, além da publicação do Jornal Tipográfico Pão de Santo Antônio. Mais informações estão disponíveis no site www.musetipografia.com.br.

Petrobras Cultural

Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira. A Seleção Pública já destinou R$ 380,7 milhões e contemplou 1.448 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário