segunda-feira, 29 de junho de 2015

Inaugurado Mercado do Peixe: alto padrão e identidade

29/06/2015 11:13:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Um homem falando em várias pessoas a sua frente
Foto: Rui Porto Filho
'Aqui se trabalha, se acolhe e se cuida incessantemente'
Passado pouco mais de um século (1914-2015) da construção do tradicional Mercado do Peixe, a economia pesqueira do município dá um passo histórico em direção ao futuro. Ao mesmo tempo que dá esse salto, a população macaense se lembra de colocar na bagagem a cultura da cidade, nascida em uma colônia de pescadores. Inaugurado pelo prefeito Dr. Aluízio com procissão e chuva de São Pedro, às 16h do domingo (28), véspera do dia do padroeiro desses trabalhadores, o Mercado Municipal de Peixe Romualdo Santiago Soto encantou o público por sua beleza e pela excelência do padrão de qualidade de suas instalações. Visando o desenvolvimento econômico e social do município, além da pesca, o novo espaço tem finalidades turísticas, contando com uma aconchegante praça, onde, após o descerramento da placa, aconteceu o show do grupo de choro Bico da Coruja, reunindo muitas famílias.
O prefeito Dr. Aluízio destacou as qualidades da população do município e disse que conta com elas para a preservação desse patrimônio, que é de todos.

- Aqui se trabalha, se acolhe e se cuida incessantemente. Esse espaço foi feito para todos, não só para os pescadores. Há uma praça em frente para as pessoas se encontrarem, porque as pessoas são as principais obras -, diz o prefeito.

Representando o governador, Luiz Fernando Pezão, e com uma equipe de doze membros, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Essiomar Gomes da Silva, prestigiou a inauguração. “O dinheiro do pescado fica no comércio local e desenvolve a cidade. Outra vantagem do setor é que o peixe é um alimento que traz saúde para quem o consome”, ressalta.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, garantiu que o novo Mercado do Peixe será apontado como modelo de qualidade. “Com o advento do petróleo, nossa cidade perdeu muitas referências. Mas hoje resgatamos uma parte de nossa identidade”, frisa. Essa também é a opinião da subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva. “Este novo mercado reforça a cidadania desses trabalhadores”. Entre as autoridades presentes no palanque estavam oVigário Episcopal do Litoral da Diocese de Nova Friburgo, Padre Gelcimar Pettinati; o vereador Júlio Cesar de Barros, que indicou o nome do Romualdo Santiago Soto à Câmara - aprovado por unanimidade pelos vereadores, além de familiares dos homenageados.

História - Brasileiro naturalizado, conhecido como ‘Espanhol’, Romualdo Santiago Soto foi um dos marcantes presidentes da Colônia de Pescadores Z03 por sua busca pelo reconhecimento profissional da categoria e pelos direitos da classe como o de atendimento médico direcionado. Apesar de se dizer ateu, fazia questão das imagens de São Pedro e de Nossa Senhora dos Navegantes na sede do Mercado. Uma pequena imagem do padroeiro dos pescadores foi levada em procissão ao local. Emocionada pela homenagem ao seu pai, a fotojornalista Rossana Cozzi disse que estava impressionada com o novo espaço. “Qualidade, higiene e beleza da estrutura. Estendo a homenagem a todos os pescadores”, comentou.

Estrutura – O novo prédio apresenta painéis com fotos das fases do Mercado desde sua inauguração, em 1914, e banners com a descrição do pescado. O pavilhão, que tem acessibilidade total para deficientes físicos e visuais, ocupa área de cerca de mil metros quadrados. Toda a parte externa recebeu vidros. No andar térreo, estão as bancas, cumprindo todas as exigências sanitárias da Anvisa e do Procon, com pias para lavar o pescado e balança digital. No andar superior, ficam os escritórios. A edificação possui rede de esgoto, cisternas para armazenar água de consumo e de reuso. Haverá serviço veterinário permanente para controle do pescado. A fiscalização rigorosa garantirá o comércio de produtos de qualidade.

Festa - Além da apresentação do grupo Bico da Coruja, depois da inauguração, as festividades a São Pedro, que tiveram início na sexta-feira (26), na Praça Washington Luiz, no Centro; na Praça dos Pescadores, na Barra de Macaé e na Praça Mirante dos Navegantes, também na Barra, continuaram com a apresentação do Grupo de Dança Renata Meirelles, às 20h30, e do Grupo de Pagode ‘Tá na Mente’, às 21h.

Poesia no Mercado - Também o pescador e poeta ‘tio’ Jorge, que compôs um poema especial para ocasião, comentou a data. “Para mim é um momento feliz e histórico, porque o Mercado é a referência, o porto seguro do pescador, e esta reforma resgata o nosso orgulho e cidadania”.

- O Mercado Municipal/Mais que um cartão postal/Há muito tempo esquecido/Precisou ser demolido/Que construído de novo/ Entregue novinho em folha/Ao pescador e ao povo/Para nossa alegria/Resgatando a história/ Orgulho e cidadania/Dá gosto a gente ver/Hoje, mais do que nunca/Respeito por você -, declamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário