domingo, 28 de junho de 2015

Prefeitura inaugura Mercado de Peixes no domingo

25/06/2015 15:54:00 - Jornalista: Izabel Monteiro
Compartilhe:  
Foto da fachada do novo Mercado de Peixes
Foto: Rui Porto Filho
Novo mercado contará com controle de qualidade
Macaé vive uma semana festiva. Depois de celebrar o padroeiro São João, na quarta-feira (24), realizar com sucesso a Feira Brasil Offshore, o município encerra a semana com a Festa de São Pedro. A comemoração começa sexta-feira (26) e termina no domingo (28), quando será inaugurado o novo Mercado de Peixes, uma obra da Prefeitura de Macaé que visa fortalecer a pesca, atividade econômica de destaque no município.
Mantendo a tradição, a Festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, acontece na Praça Washington Luiz com eventos também na Praça dos Pescadores e Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé. A organização é da Colônia dos Pescadores com o apoio da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Pesca, além da Associação Mista dos Pescadores, Cooperativa Mista dos Pescadores, Capitania dos Portos, entre outros.

De acordo com o presidente da Colônia, Marcelo Bolinha, a festa representa um momento de confraternização dos pescadores e seus familiares com a comunidade macaense. "A população sempre prestigiou a Festa de São Pedro, comparecendo com seus familiares e com os que vivem da pesca e contribuem com o crescimento econômico de Macaé", colocou.

O evento contará com barracas com comidas típicas; show gospel; torneio de sueca, dominó e futsal; shows com bandas de forró e pagode; grupo de dança e a tradicional procissão marítima, no domingo, com início às 14h, onde participam embarcações enfeitadas. Em seguida, às 16h, inauguração do novo Mercado de Peixes, pelo prefeito Dr. Aluízio.

Ao entregar à população e aos pescadores o novo Mercado de Peixes, a prefeitura não só homenageará os que vivem da pesca, mas também fortalecerá essa atividade econômica. "Não há como desvincular Macaé da pesca, importante atividade econômica para muitas famílias", pontua Dr. Aluízio.

Novo Mercado de Peixes - O novo mercado ocupa área de cerca de mil metros quadrados, é um espaço agradável, limpo e funcional. O Mercado de Peixes é formado por um moderno prédio com as bancas no térreo para abrigar os comerciantes do pescado. Azulejadas, as bancas contêm pia para lavar o pescado e balança digital. Toda a parte externa recebeu vidros e no andar superior foram construídas salas exclusivas para a administração.

O pátio externo tem piso concretado, área com jardinagem, postes com luminárias, bancos, áreas laterais para passeio e circulação. A obra conta com rede de esgoto, cisternas para armazenagem de água de consumo e para a água de reuso.

O novo mercado contará com o controle de qualidade do que entra e o que é vendido à população. O controle do pescado vai garantir a fiscalização rigorosa em todos os produtos da pesca, só sendo comercializado o pescado de qualidade.



Programação da Festa de São Pedro



Dia 26 – Sexta-feira


19h – Abertura das barracas com sonorização

20h – Show Gospel

22h30 – Show com o Grupo de Pagode Sexto Segredo



Dia 27 – Sábado

14h – Torneio de Sueca e Dominó, na Praça dos Pescadores, na Barra de Macaé

18h – Abertura das barracas, com queima de fogos

19h30 – Apresentação da Quadrilha Arraiá Tô sem Freio

21h – Show com Banda de Forró Kabine de Luxo

23h – Show com a Banda Swing Explosão



Dia 28 – Domingo

8h – Torneio de Futsal com premiação, na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra

14h – Procissão Marítima com embarcações enfeitadas, com premiação e brindes para as embarcações enfeitadas

16h – Inauguração do Mercado Municipal de Peixes

20h – Apresentação de Quadrilha

20h30 – Show com o Grupo de Dança Renata Meirelles

21h – Show com o Grupo de Pagode Tá na Mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário