quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Hemocentro celebra Dia Nacional da Doação de Sangue

25/11/2015 14:30:00 - Jornalista: Ana Menezes
Foto de mulher doando sangue
Foto: Bruno Campos
Hemocentro Macaé está localizado na Rua Dr. Bueno, número 40, Imbetiba
O Dia Nacional da Doação de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (25) e para conscientizar a população sobre este ato de solidariedade, o Hemocentro Macaé convida todos a doarem. Para isso, basta comparecer ao Hemocentro, das 7h30 às 12h30. O Hemocentro atende todos os hospitais do município e o material doado é utilizado para cirurgias eletivas, emergenciais e acidentes. Além de Macaé, os municípios de Conceição de Macabu e Carapebus também são beneficiados. Já em casos de acidentes graves, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã também são cidades apoiadas pelo material coletado em Macaé.
Segundo a assistente social do Hemocentro, Fabiana Paschoal, doar sangue é um ato heroico que salva muitas vidas. O levantamento do Hemocentro constatou que, em 2015, de janeiro a outubro, 4.138 bolsas de sangues foram arrecadadas, número maior que todo o ano de 2014, que foi de 4.010. "Esta estatística afirma a grande procura na região, por isso é necessário que mais doações sejam feitas, para manter o estoque e atender as demandas", explica Fabiana.

A doadora Jaqueline Souza, de 27 anos, é auxiliar de creche, doou pela quinta vez e acha primordial ajudar ao próximo. "É bem rápido, uma bolsa de sangue enche em dez minutos. Se cada um fizer sua parte mais pessoas serão salvas. Eu penso que ajudando alguém, se eu precisar, também, vou ter com quem contar", comenta.

Transfusões no HPM - De acordo com dados do Hospital Público de Macaé (HPM), em 2015, 1.701 transfusões foram realizadas, entre janeiro e outubro, média de 170 mensal. Toda bolsa de sangue é composta por hemocomponentes classificados em concentrados de hemácias, plaquetas e plasma, cerca de 1.805 hemocomponentes, de janeiro a outubro, foram recebidos no HPM. O sangue mais usado nesse período foi o O Positivo e o que tem maior carência é o O negativo .

Segundo o diretor geral do HPM, Márcio Bittencourt, a doação gera a reflexão sobre a vida. "Hoje o doador pode ajudar um estranho, mas, amanhã, pode ser ele, sua família, ou um ente querido que precise de tal doação. Por isso, é necessário que as pessoas se atentem a este ato solidário", frisa, acrescentando que o HPM é referência em cirurgias cardíacas e cada procedimento precisa, em média, de cinco bolsas de sangue para ser realizada. "Não só em casos de acidentes, mas nas cirurgias é primordial essa reserva de sangue, caso contrário não pode ser feita", ressalta Márcio.

Quem pode doar: Para doar não é preciso estar de jejum, porém o doador não pode ter ingerido comida gordurosa nas últimas três horas. A idade mínima é 16 anos, sendo que dos 16 aos 18 anos incompletos o doador deve ser acompanhado por um responsável que assina o termo de consentimento. A idade máxima é 69 anos, neste caso, a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos. O doador deve pesar no mínimo 50 quilos. Grávidas e mulheres amamentando não estão aptas a doar e aqueles que têm tatuagens e/ou piercing só podem a partir de um ano de cicatrização. Outra orientação é que após a doação o colaborador deve ficar 24h sem exercícios físicos.

O Hemocentro Macaé está localizado na Rua Dr. Bueno, número 40, Imbetiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário