segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Macaé se destaca em mundial de robótica

23/11/2015 16:06:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de equipe de robótica com a bandeira de Macaé
Foto: Divulgação
Município também foi destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica
Com o desafio de apresentar soluções para o lixo, a rede municipal de Macaé foi destaque na First Lego League (FLL), etapa mundial de Robótica, realizada no final de semana em Vitória (E.S.). A equipe do Colégio Municipal do Sana (Sanandroid) ganhou o troféu Core Values pelo trabalho em equipe ao apresentar “Arte com sucata".
Com o tema “Lixo-resíduos”, os estudantes que fazem parte da robótica na rede municipal participaram de missões que destacaram como a tecnologia atua com resíduos, reciclagem e reaproveitamento.

O festival foi marcado pela integração de unidades municipais que também ganharam medalhas e foram homenageados. São eles: Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) com enfoque sobre compostagem; Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) com o projeto Biodiesel, Eda Daflon (Imbetiba), Sana com a temática “Arte com sucata” e Natálio Salvador Antunes (região serrana) com o trabalho de “Biogás”, Elza Ibrahim (Ajuda), que vai apresentar o tema “Coletor de resíduos” e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros) com o assunto “Reaproveitamento de pneus”.

Na etapa mundial as equipes enfocaram o aproveitamento de resíduos, exercitaram as ferramentas de programação com missões robóticas e ainda aprenderam sobre os valores de vida em sociedade, como cooperação e inovação.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o sucesso da robótica da rede municipal é a prova que a educação se preocupa com o desenvolvimento pleno do aluno. “A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Por isso, a rede municipal está investindo neste trabalho, que está sendo destaque no país”, ressaltou.

Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do “Escola em Ação”, com apoio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao programa #inovareaprender da secretaria de Educação.

Outras medalhas - Antes da programação, ainda neste mês de novembro, a equipe do Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Politec) se destacou no Torneio Juvenil de Robótica.

Além disso, a rede municipal conquistou medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica, na qual Macaé ficou em décimo. Recentemente, equipe Serratec da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) obteve a sexta posição na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Já a equipe do Colégio Aplicação (CAp) também se destacou na olimpíada com a 16ª colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário