segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Medalha de honra Carucango homenageia personalidades

23/11/2015 11:11:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Representantes de Macaé que se destacam por atuar na prestação de serviços e instituições ligadas a projetos referentes à população negra receberam na noite de quinta-feira (19), no Teatro Municipal de Macaé (TMM), medalhas de honra ao mérito Carucango. A iniciativa é da Fundação Macaé de Cultura (FMC), que promoveu neste mês uma série de ações especiais de arte e cultura. A ocasião foi marcada por homenagem a dez personalidades e organizações socioculturais.
O presidente da FMC, Humberto Assumpção e a vice-presidente de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial (CPPIR), Zoraia Dias, entregaram a medalha aos agraciados e ressaltaram que o evento é mais uma oportunidade de conscientizar a população sobre a contribuição do negro em diversas áreas. "O município conta hoje com órgão que desenvolve excelentes projetos de combate à discriminação e ao preconceito", disse.

Zoraia acrescentou que a terceira edição do prêmio visa reconhecer as instituições e pessoas que estão desenvolvendo um trabalho de combate ao racismo e intolerância, na comunidade.

Ela explicou ainda o quilombo, localizado entre os municípios de Macaé e Conceição de Macabu, é apontado como um dos maiores que existiu no estado do Rio de Janeiro. O nome do quilombo refere-se ao seu líder chamado de Carucango, Curukango ou Querucango, no Moçambique.

A programação foi marcada pela participação do saxofonista José Rangel, apresentação de jongo e dos estudantes do colégio Ativo, com "Mitologia africana em cena II" e Macaé capoeira (Gmac), com "Sambados ancestrais".

Homenagens - Entre os homenageados está a professora Vanda Ferreira, que exerce uma grande liderança junto aos movimentos contra a discriminação racial. O Centro Cultural Rinha das Artes também recebeu homenagem. O local é reconhecido por destacar a resistência da cultura popular e promover manifestações culturais, em especial as atividades que valorizam a cultura afro-brasileira.

Além disso, foram homenageados o professor Marcelo Maurício dos Santos, presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e diretor do Conselho Recursos Integrados de Atendimento de Adolescentes (Criad) e a cantora Amanda Amado.

O próximo passo da programação será na segunda-feira (24), quando haverá a culminância do projeto "Escolas Conscientes". A oportunidade vai integrar estudantes de escolas municipais que fazem trabalhos sobre as relações étnico-raciais, na perspectiva da Lei 10639/03, ao longo de todo ano. O encontro acontecerá na Rinha das Artes, a partir das 14h.

Premiados

1- Categoria Defesa da Criança - Marcelo Maurício dos Santos.

2- Categoria Memória - Vanda Ferreira.

3- Categoria Ações Afirmativas de Igualdade Racial - Ruth Costa.

4- Categoria Prestação de Serviço Voluntário e Religioso - Centro Espírita Caboclo 7 Fechas.

5 - Categoria Livre Herança - Lucinha Vieira.

6 - Categoria Empoderamento Negro Feminino - Jó Wilme.

7 - Categoria Juventude - Carine Passos.

8- Categoria Educação - Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.

9 - Categoria Cultura - Centro Cultural Rinha das Artes.

10 - Categoria Música - Amanda Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário