Novas unidades de saúde vão beneficiar moradores da Cremação e Tenoné
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/11/2015 14:57
Aos sete meses de gestação do terceiro bebê, a dona de casa Vânila Santana está fazendo o pré-natal na Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Cremação onde, além das consultas periódicas com o ginecologista, recebe vacinação e acompanhamento com a equipe multiprofissional da unidade. Após o nascimento do bebê, ela e outras centenas de mulheres poderão realizar os exames de rotina na nova UMS da bairro, que será entregue no mês de dezembro, em novo endereço. “Moro no interior do Estado, mas desde os primeiros meses da gravidez vim para Belém para ter a companhia da minha avó. Foi então que passei a fazer os exames de pré-natal na UMS. Minha filha vai nascer em janeiro, e sei que, até lá, minha filha já poderá fazer o teste do pezinho, que é fundamental, na nova unidade da Cremação”, afirma a dona de casa.
Entre atendimentos em clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia, a média mensal na UMS da Cremação é de quatro mil consultas. Com a nova unidade de saúde, na Rua dos Pariquis (entre as travessas Alcindo Cacela e 14 de março), a expectativa é aumentar esse número em 30% já que novos serviços serviços serão oferecidos no local. A nova unidade terá espaços para teste do pezinho, pediatria, sala de procedimentos e atendimento odontológico, entre outros serviços.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, o investimento que está sendo feito na nova UMS da Cremação representa um ganho muito grande para a atenção básica da população de Belém, que terá espaços amplos, mais humanizados e adequados para a promoção da saúde. “Procuramos um local de fácil acesso e que nos permitisse montar uma unidade completa para atender nossos usuários e colaborar para a prevenção de doenças, pois, na medida em que a atenção básica é reforçada, conseguimos prevenir doenças como diabetes e hipertensão, ou tratá-las antes que se agravem. A melhoria da saúde é um compromisso da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho que está sendo cumprido”, ressalta o secretário.
“Minha família se sente amparada”. É assim que a vendedora autônoma Lene Farias define o benefício que irá ter após a inauguração da Unidade: “Sou mãe de duas crianças e todos sabem o quanto é necessário você ter, perto de casa, uma assistência médica de qualidade. Sei também que até meus exames de rotina poderão ser feitos lá”.
A nova unidade de saúde da Cremação terá atendimentos de enfermagem, odontológico, clínico geral, pediatria, ginecologia, urologia, além de nutrição e psicologia. Oferecerá, ainda, serviços de curativo, retirada de pontos, aplicação de injetáveis, nebulização, imunização, pré-natal, coleta de material para exame laboratorial, PCCU, vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, encaminhamento para internamento e para consultas especializadas.
TENONÉ
O bairro do Tenoné também ganhará, em breve, uma nova unidade básica de saúde. Cerca de 12 mil pessoas serão beneficiadas com a construção, que vai oferecer clínico geral, enfermeiro, vacinação, PCCU, entre outros. Essa unidade está em sua fase final de obras, com previsão de entrega até janeiro de 2016.
A aposentada Maria Izabel Chaves,64 anos, afirma que a entrega dessa Unidade é uma realização para a comunidade do bairro e do entorno. “Temos famílias que não conseguiam se deslocar para outros bairros para atendimento, devido sua situação de saúde. Com a nova unidade, até eu poderei ter os acompanhamentos com o clínico de forma mais tranquila”, comemora.
O bairro do Tenoné possui uma Estratégia Saúde da Família (ESF), que deveria atender quatro mil pessoas, porém, com o crescimento da população nessa localidade, criou-se a necessidade de construir uma nova unidade.A unidade será a sede de três equipes de Estratégia Saúde da Família, sendo cada uma composta por um médico especialista em Saúde da Família ou Comunidade, ou clínico geral; um enfermeiro; um técnico de enfermagem e até doze agentes comunitários de saúde. Estas equipes trabalharão os programas preconizados pelo Ministério da Saúde, atendendo o perfil de saúde do território.
Texto: Karla Pereira
Foto: João Gomes / COMUS / Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: João Gomes / COMUS / Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário