Parque Atalaia registra 1,2 mil visitantes nos meses de setembro e outubro
03/11/2015 16:03:00 - Jornalista: Comunicação Sema
Foto: Divulgação
Região recebe atividades escolares, grupos organizados e treinamentos
Durante o período apurado, o Parque Atalaia recebeu a visita de estudantes da rede municipal de ensino, além de ações organizadas por entidades da sociedade civil, como o acampamento do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, o Seminário Regional das Guardas Ambientais, o Seminário Regional: Preservação da Água Potável do Rotary Club de Macaé, o Projeto Lugares de Memória, da Fundação Macaé de Cultura, dentre outras.
A Secretaria de Ambiente, responsável pela manutenção e gerência do parque, também foi a organizadora de eventos no local como o Dia de Defesa da Fauna, o Mutirão de Plantio no Dia da Árvore, a 4ª edição da Caminhada Noturna e a programação relacionada ao Dia do Servidor. Nestas ações, a Sema contou com o apoio de diversos órgãos da prefeitura, como as Secretarias de Ordem Pública (por meio da Guarda Ambiental), Gestão Pública, Educação, Saúde e Fundação Macaé de Cultura (por meio da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico).
“O Parque Atalaia foi o primeiro a ser criado na região e é uma das reservas de mata atlântica mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. Tem grande importância histórica para Macaé, por ter sido fundamental para o abastecimento de água para a cidade, e relevância biológica por abrigar diversas espécies da fauna e da flora. Vamos continuar trabalhando para receber bem os nossos visitantes”, explicou Alexandre Bezerra, coordenador do Parque Atalaia.
Para o secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins, os bons números refletem a qualidade do trabalho que vem sendo realizado na região. “Para nós, é motivo de orgulho saber que o parque tem sido relevante, não só para o meio ambiente, mas para as atividades com estudantes e a sociedade civil. O Atalaia é um patrimônio de Macaé e tem uma equipe técnica preparada para receber os nossos visitantes”, afirmou.
Aberto para visitação de quarta-feira a domingo (exceto feriados), das 9 às 16 horas, o Parque possui muitos atrativos: os visitantes têm a opção de caminhar por uma de suas trilhas - com o acompanhamento da equipe técnica da Sema -, usufruir de uma fonte de água natural, assistir a uma apresentação ou palestra em seu auditório e ainda conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente.
Por ser um parque ecológico, o Atalaia conta com algumas regras de visitação que precisam ser respeitadas. No local, é proibido levar churrasqueiras, fumar, e a entrada/consumo de bebidas alcoólicas. Também não é permitida a realização de cultos religiosos, bem como a utilização de equipamentos sonoros e instrumentos musicais. Estas regras visam à proteção dos animais que vivem no parque, mantendo o seu equilíbrio natural.
A Secretaria de Ambiente informa ainda que o Parque está habilitado para receber grupos de estudantes, mediante agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato com os telefones (22) 2796-1280 ou 2796-1380 (Subsecretaria de Ambiente) ou enviar um email para agendamento.atalaia@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário