QUISSAMÃ PROMOVEU ENCONTRO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA NESTA TERÇA-FEIRA (17)
REUNIÃO TEVE A PARTICIPAÇÃO DE TRABALHADORES E DISCUTIU A CRIAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Representando a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o subsecretário Luiz Geraldo de Paula, ressaltou que o objetivo do encontro foi iniciar uma discussão sobre a criação do Fórum Municipal de Economia Solidária. “A ideia é organizar e apoiar artesãos e outros grupos de trabalhadores, de forma que sejam reconhecidos pelas políticas públicas, por isso, iniciamos esse processo. Unir esses grupos aqui já é um avanço importante para o município na busca da ampliação de uma rede de Economia Solidária”, pontuou.
O encontro foi ministrado pela coordenadora técnica da ITEP - Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Nilza Franco Portela, que falou sobre as bases da Economia Solidária e da importância da aproximação dos movimentos sociais no seu processo de fortalecimento.
Ela frisou que a Economia Solidária é uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, e que tem sido muito importante a organização de redes de gestores na conexão com o poder público. “Isso aqui já é um pré Fórum. Estou otimista com Quissamã, entre os 15 municípios do Norte Noroeste Fluminense que estão se organizando nessa fase de criar Fóruns Municipais de Economia Solidária, com plano estratégico de desenvolvimento local sustentável”, destacou Nilza.
Proposto pela coordenadora da ITEP, ao final do encontro, já foi criada uma comissão com participação de 12 pessoas para começar a trabalhar nesse processo. Para falar um pouco da organização de gestores, a reunião contou com a presença da secretária executiva da regional de gestores do Norte Fluminense, Irecy Damasceno.
Na ocasião, também teve uma exposição com várias peças do artesanato local. A artesã Silvana Machado disse que a iniciativa foi muito positiva, pois para ela, a partir dessa organização coletiva, os ganhos serão maiores. “Foi um encontro muito especial. O artesanato é uma identidade cultural do município e não pode deixar de existir. Com a prefeitura fomentando tudo isso, será importante para cada um dos segmentos na Economia Solidária de Quissamã”, declarou.
A secretária de Assistência Social de Quissamã, Renata Queirós, acrescentou que o encontro foi de suma importância para que trabalhadores do artesanato, pesca e agricultura familiar tivessem acesso às informações acerca do tema. “Nossa finalidade é fazer uma interlocução do Sistema Único de Assistência Social com a economia solidária, para que os usuários busquem novas formas de trabalho e emancipação”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário