segunda-feira, 9 de novembro de 2015

QUISSAMÃ RECEBERÁ O V ENCONTRO DO PATRIMÔNIO FLUMINENSE

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O EVENTO ACONTECERÁ NOS DIAS 12, 13 E 14 DESTE MÊS

Foto: Adilson dos SantosV Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) - Foto: Adilson dos SantosQuissamã  sediará nos dias 12, 13 e 14 deste mês, o V Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), por meio de parceria entre a Coordenadoria de Cultura e Turismo do município, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).
O EPF é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) e reunirá representantes de vários municípios. Sob um tema central, diferente a cada ano, em 2015 o assunto do encontro será “Território, Memória e Identidade Cultural”, que se trata de um espaço público de interlocução destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.
O evento acontece de maneira itinerante no território fluminense, e orienta o conteúdo de apresentações e debates. Haverá também conferências, palestras e mesas-redondas, que reúnem acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação e atores sociais, com intuito de ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio.
A Semana do Patrimônio Fluminense tem como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense. Os interessados poderão participar do evento e as inscrições devem ser feitas no site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br. A abertura do evento será no dia 11 de novembro, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio de Janeiro, quando o professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Unirio e do Programa de pós-graduação em Memória Social, Javier Alejandro Lifschitz, fará uma conferência.
Segundo o Coordenador de Cultura e Turismo de Quissamã, Valdeí Francisco dos Santos, o evento tem como principais objetivos, divulgar e fortalecer o patrimônio material e imaterial do município. A presença de instituições culturais na cidade servirá para abrilhantar e enriquecer ainda mais a SPF.

PROGRAMAÇÃO EM QUISSAMÃ:

12 DE NOVEMBRO

Local: Espaço Cultural José Carlos de Barcellos
Horário:16h às 18h

EVENTO: RODA DE CONVERSA CAMINHOS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM QUISSAMÃ

Local: Centro Cultural Sobradinho e praça ao lado da Igreja Matriz
Horário: 18h30 às 21h

EVENTO: ABERTURA DO V EPF

Conferência de Abertura sobre o tema Território, Memória e Identidade Cultural, com Lygia Segala, professora da UFF, doutora em Antropologia Social (UFRJ), com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Apresentações culturais: Jongo da Machadinha, Fado, Boi Surubim, Q’Batuque e Sanfoneiros
I Feira de gastronomia típica e artesanato de Quissamã

13 DE NOVEMBRO

Local: Auditório do Instituto Federal Fluminense
Horário: 9h às 12h

EVENTO: MESA REDONDA PATRIMÔNIO, MEMÓRIA COLETIVA E IDENTIDADE

Participantes: Regina Souza, Grupo de Fado de Quissamã; Dalma dos Santos Ricardo, Diretora do Memorial da Machadinha; Wagner Nunes Firmino, Coordenador do grupo de Jongo Tambores de Machadinha; Leandro Nunes Firmino, Mestre do grupo de Jongo Tambores de Machadinha; Lilian Sagio Cezar, Universidade Estadual do Norte Fluminense / UENF; Mediador: Ricardo Moreno de Melo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Horário: 13h
Evento: Performance com o professor de dança Allan Siqueira
Horário: 14h às 17h

EVENTO: MESA REDONDA PATRIMÔNIO E TERRITÓRIO – LUGARES DE MEMÓRIA

Participantes: Helianna Barcellos de Oliveira, Criadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos; Simonne Teixeira, Coordenadora da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural; Rogério Ribeiro Fernandes, Coordenador do Centro de Memória/IFFluminense; Mariana Barcellos, Representante da Prefeitura Municipal de Quissamã; Mediadora Luciane Barbosa de Souza, oordenadora da Área de Patrimônio Imaterial do Inepac.

14 DE NOVEMBRO

Local: Fazenda Machadinha
Horário: 9h às 12h

EVENTO: MESA REDONDA SOBRE GESTÃO DO TERRITÓRIO E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO

Participantes: Rosemary Ribeiro Ferreira – Presidente da Colônia Z-27 (Pesca Artesanal de Quissamã); Deborah Bronz, Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento; Claudia Bove, Professora do Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ; Marcelo Braga Pessanha, Chefe da Reserva do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; Mediadora Clara Maria Paulino Cáo, Assessoria de Articulação Institucional do Iphan-RJ
Horário: 9h às 12h
Evento: Contação de Estórias com Dalma dos Santos Ricardo
Horário: 14h às 16h

EVENTO: ENCERRAMENTO DO V EPF

Anúncio dos vencedores da Mostra de Fotografia e Poesia Olhares sobre o Patrimônio Fluminense
Apresentação cultural do Jongo mirim da Fazenda Machadinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário