QUISSAMÃ: USUÁRIOS DO PROJETO PESCARTE RECEBERAM CERTIFICADOS DE CURSO EM BARRA DO FURADO
CERTIFICADOS DO CURSO DE LETRAMENTO DIGITAL FORAM ENTREGUES A PESCADORES E FAMILIARES, NA SEDE DO CRAS 2
O Pescarte é um projeto de mitigação desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, em convênio com a Petrobras e sob supervisão do Ibama, que tem como objetivo fortalecer a organização social dos pescadores e seus familiares, para que possam participar ativamente da gestão pública. Também são elaborados junto a comunidade pesqueira, projetos de geração de renda para ajudá-los no fortalecimento da sua identidade produtiva e estimular a participação cooperativa e comunitária.
A técnica social e coordenadora do projeto, Deisimara Barreto Peixoto, ressaltou que esta é uma importante oportunidade para a comunidade e que, a partir da dinâmica dos cursos, observa um grande interesse dos alunos ao acesso às informações.
“Neste curso, os pescadores aprenderam noções básicas de informática, utilizando material com elementos da pesca. Tudo dentro do contexto da atividade. Agora até as próprias comunidades pesqueiras estão se conectando”, pontuou a coordenadora, lembrando que os alunos também terminam ainda esta semana, o curso de licenciamento ambiental.
Maria Luzia Rangel Barreto que é pescadora há 31 anos, disse que não tinha nenhuma prática com a internet e que tem sido um grande aprendizado. Ela disse que com os cursos pode ter um embasamento maior de informações nas reuniões da pesca. “Isso é só o começo e sei que tenho capacidade de avançar muito mais. Quando se tem vontade de aprender, tudo é possível”, declarou.
A coordenadora do CRAS 2 – Barra do Furado, Keidma David, destacou que a parceria com o Pescarte é muito valiosa, porque o projeto proporciona assessoria técnica, através de cursos de formação para a comunidade, principalmente para os pescadores e suas famílias. Ela anunciou que em 2016, pescadores e familiares farão o módulo 2 do curso de Letramento Digital.
“O projeto traz conhecimento para grupos já atendidos no CRAS. Com os cursos, muitos tiveram acesso ao computador pela primeira vez, envolvendo pescadores, esposas e filhos, e isso é muito gratificante para todos. Agora estão tendo informações sobre licenciamento ambiental, que tem tudo a ver com a atividade deles”, concluiu.
A entrega dos certificados também contou com a presença da coordenadora do CRAS 1, Ivandra Maria de Miranda Linhares, e do técnico social (Pescarte), José Walace Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário