Últimas Notícias
Câmara Juvenil: proposições sobre drogas e reciclagem marcam última sessão de 2015
Uma indicação para reciclagem de lixo na Serra Macaense e outra para promoção de debates e palestras sobre drogas na escola Polivalente foram alguns dos destaques da última sessão da Câmara Juvenil de 2015 na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Macaé. Estavam presentes 12 dos 17 vereadores juvenis. A maior parte das proposições foi apresentada por Renata Borges e Andreza do Amaral, do 9º ano da Escola Municipal Carolina Curvelo, localizada no distrito de Trapiche.
“Ficamos preocupadas com os problemas que podem ser causados pelo lixão do Trapiche e indicamos a coleta seletiva de lixo para reciclagem, começando na Serra e se estendendo a toda a cidade”, explicou Renata. Outra indicação das duas foi a colocação de quebra-molas ao longo da estrada que vai de Macaé e Glicério. “Os carros passam por locais com grande movimentação de pessoas e já chegamos a ver uma menina quase ser atropelada”, contou Andreza.
Quem também apresentou grande número de indicações foi João Gabriel da Silva, do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Uma delas foi a realização de debates e palestras sobre drogas na escola. “Muitos alunos usam, e dá para perceber que eles não têm nenhuma informação. Por isso, pensei que ajudaria muito fazermos eventos assim lá, para que haja maior conscientização”, disse ele.
Pintura e manutenção geral do Colégio de Aplicação (CAP), da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), foi uma d
as indicações de Sara Fagundes Guimarães, do 1º ano do CAP. “Temos muitos problemas lá, como banheiros sem porta, por exemplo”, justificou a jovem. Ela também enfatizou, no Grande Expediente, a importância da renovação da bolsa CAP para 2016. “Estudamos em tempo integral e grande parte dos alunos precisaria trabalhar para complementar a renda familiar que fica muito reduzida se não houver a bolsa."
A bolsa CAP é uma emenda impositiva de Marcel Silvano (PT), também responsável pelo requerimento que reativou a Câmara Juvenil. A renovação da bolsa foi indicada na sessão pelo estudante do CAP e vereador juvenil Anderson Lopes Andrade Júnior. Foram apresentadas ainda indicações para maior variedade na alimentação escolar, padronização de rampas de acessibilidade, e manutenção de elevadores de cadeirantes nos ônibus públicos, entre outras proposições de diversos vereadores juvenis. Todas as indicações da sessão foram aprovadas por unanimidade.
Jornalista: Marcello Riella Benites
Nenhum comentário:
Postar um comentário