Alunos do Ancyra abrem a Semana de Meio Ambiente
02/06/2016 10:38:00 - Jornalista: Waleska Freire
Foto: Divulgação
Na segunda-feira (6), os alunos do projeto 'Produzindo Autonomia', do Colégio Ancyra, estarão na Semana da Saúde na Universidade Estácio de Sá
A Secretária de Educação, Marilena Garcia, falou sobre a importância em ampliar as parcerias entre as empresas e as escolas para que os alunos possam ter oportunidades de vivências práticas sobre as teorias das disciplinas curriculares das salas de aulas. "A visão de sustentabilidade também está na construção da cidadania e para isso, empresários e gestores, juntos com os educadores, são fundamentais", definiu.
O diretor da empresa, engenheiro Ricardo Medeiros, explicou o funcionamento do local e a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente. Ele entregou para a professora Cláudia Alves e a secretária Marilena Garcia um certificado de participação.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Antonio Gondim, os representantes das instituições ambientais como a Reserva União e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) apoiaram a proposta de intensificar a parceria público privada para que os alunos da rede pública possam visitar as empresas e reservas ambientais.
Para a aluna Karine dos Santos, do ciclo 4 da EJA, esta foi uma oportunidade para saber mais sobre o processo da reciclagem e a importância dos trabalhos ambientais.
Na segunda-feira (6), os alunos do projeto "Produzindo Autonomia", do Colégio Ancyra, que transforma o óleo usado em sabão, estarão na Semana da Saúde na Universidade Estácio de Sá. Já no dia 8, os professores vão fazer parte de dinâmicas, terapia artística e relaxamento, às 10h30. Todas as ações visam a formação da cidadania e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A oficina de arte "Promovendo e Produzindo", do projeto "Produzindo Autonomia" do Ancyra, reconhecida pelos moradores e comerciantes do bairro, é alvo de orgulho da rede municipal de ensino. A prova disso é o prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos, conquistado na Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos.
A premiação apoia iniciativas de empreendedores sociais e núcleos de pesquisa. São cerca de 40 alunos, entre eles estudantes com necessidades educacionais especiais (deficiência intelectual e surdez) e em situação de vulnerabilidade social, que se envolvem na produção do sabão artesanal, reaproveitando óleo de cozinha. O sabão produzido é pastoso e serve para lavar louças. Para o professor de Ciências e diretor da unidade, Éder Peçanha, o projeto mudou o perfil dos estudantes. “Percebi que os alunos estão cada vez mais reflexivos e conscientes do papel no meio ambiente”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário