sábado, 4 de junho de 2016


Aposentados 3/6/2016 11:22:41 » Por 

Quem vai pagar a conta de 170,5 bilhões de rombo fiscal do Governo em 2016?




Maurício Oliveira – Assessor econômico

O resultado da gastança desenfreada do Governo nos anos de 2014 e 2015 é um dos maiores rombos fiscais da história financeira do Brasil. O Valor alcança mais de R$ 170 bilhões 2016. A pergunta é: Quem vai pagar essa conta?

Vamos analisar algumas possibilidades. Em primeiro lugar, o país está em recessão econômica e, portanto, a arrecadação de impostos e contribuições sociais não vai conseguir cobrir esse valor. Em segundo lugar, será preciso cortar mais gastos públicos para conter as despesas e isso vai significar mais aperto monetário para a sociedade brasileira, além do que deverá afetar ainda mais as políticas sociais. Em terceiro lugar O BNDES, Banco de fomento e desenvolvimento da infraestrutura do país (pública e privada) terá que reter recursos para o próprio Tesouro Nacional cobrir seus rombos fiscais. Ou seja, menos investimentos e mais recessão. Por fim, tentarão pegar novamente o dinheiro da Previdência Social. Esse é o perigo.

Enquanto isso, a dívida interna continua crescendo e o governo precisa sempre procurar dinheiro para cobrir pagamentos com juros e amortizações dessa dívida.

Duas soluções são possíveis, mas muito perigosas: usar as reservas em dólares que o país possui junto ao comércio internacional ou fabricar dinheiro na Casa da Moeda. Ambas as medidas são inflacionárias e perigosas em termos do seguro financeiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário