segunda-feira, 20 de junho de 2016

Hospital municipal de Casimiro realiza mais de 5 mil atendimentos por mês

Maternidade é considerada referência na região

Hospital municipal de Casimiro realiza mais de 5 mil atendimentos por mês
Foto: Vitor Nantes
Mais de cinco mil atendimentos foram realizados por mês na unidade
Hospital municipal de Casimiro realiza mais de 5 mil atendimentos por mês
Foto: Vitor Nantes
Layse Kareyn considera muito boa a assistência pediátrica dada ao filho recém-nascido
Hospital municipal de Casimiro realiza mais de 5 mil atendimentos por mês
Foto: Vitor Nantes
A dona de casa Lucinet e dos Santos foi só elogios ao tratamento
Hospital municipal de Casimiro realiza mais de 5 mil atendimentos por mês
Foto: Vitor Nantes
Recentemente reparos foram feitos nas instalações do hospital
Garantir o acesso da população aos serviços essenciais e de qualidade é uma das principais prioridades para Prefeitura de Casimiro de Abreu. E por isto, diante da crise financeira que assola o país, o município não tem medido esforços para manter a oferta dos atendimentos em Saúde. Prova disto é o saldo de atendimentos realizados no Hospital Ângela Maria Simões Menezes no último mês. Somente na emergência, foram 5.577 atendimentos. 

O destaque dos atendimentos emergenciais é da clínica médica. Somente em maio foram 3.433 pacientes atendidos. Em seguida, vem a pediatria, com quase dois mil atendimentos. 

Moradora do bairro BNH, a aposentada Lucinete dos Santos, 61 anos, está incluída nestes números. Internada há dez dias para tratar uma trombose na perna esquerda, ela não poupa elogios ao tratamento recebido. "Me sinto privilegiada por ter tido um atendimento de excelente qualidade e tão humano em um momento que vemos uma realidade oposta nos outros hospitais da região", disse. 

Já Layse Kareyn, moradora do distrito Boa Esperança, reconhece a assistência do pediatra ao filho Isaac. "Além de atendê-lo muito bem, o médico foi muito atencioso e me deu todas as informações necessárias para o cuidado com ele em casa. Desde quando cheguei aqui para dar a luz ao meu bebê fui muito bem tratada por toda a equipe. Não troco este hospital por nada". 

Os pacientes que chegam à unidade passam por uma triagem antes de serem encaminhados para o médico. O procedimento é feito segundo a classificação de risco de Manchester, uma metodologia científica que confere o grau de risco dos pacientes que buscam uma unidade de pronto atendimento. A triagem é respaldada pelo Ministério da Saúde e prevê que pacientes considerados com baixo risco podem aguardar até seis horas para ser atendido. 

"Considerando que a prioridade máxima do hospital é salvar pessoas com risco de morte, a triagem é de fundamental importância. Isto porque muitas vezes, o setor de emergência recebe pessoas com casos simples, que são facilmente resolvidos no Ambulatório. Com a metodologia, priorizamos os casos de urgência e emergência", salienta a diretora médica do hospital, Sara Veloso. 

EQUIPE -Todos os dias o hospital municipal conta com dois médicos clínico-geral, um pediatra, um obstetra, um anestesista e um cirurgião geral a cada 24 horas. Além disto, conta ainda com um médico ortopedista para atendimento ambulatorial com suporte à emergência a cada 12 horas nas segundas, quartas e sextas. Na área enfermagem, a unidade tem sete enfermeiros durante o dia e quatro enfermeiros à noite. Além de contar também com 13 técnicos em enfermagem a cada 24 horas. 

"Temos o cuidado permanente de oferecer um espaço acolhedor e serviços de qualidade aos nossos munícipes. Recentemente reformamos a unidade, que recebeu pintura nova e reparos. Pelos corredores, temos álcool em gel disponível para visitantes e funcionários afim de reduzir ainda mais o risco de infecção hospitalar. E a nossa maternidade é considerada referência na região, por conta do excelente serviço prestado às gestantes e puérperas. E para alcançarmos êxito em todas as áreas que uma unidade hospitalar exige, a Organização Social IGH, exerce um papel muito importante", disse secretário da pasta, Edson Mangefesti. 

ATENÇÃO BÁSICA - O investimento na Atenção Básica, considerada a porta de entrada para os serviços do SUS, também é uma prioridade para a Prefeitura. Somente este ano, quatro novas Unidades Básicas de Saúde foram inauguradas. Três no distrito Barra de São João, nos bairros Centro, Vila Campo Alegre e Peixe Dourado II, e uma na sede do município, no bairro Santa Therezinha. Para o início do próximo semestre, a previsão é que mais uma unidade seja entregue à população na sede, no bairro BNH. Nos últimos sete anos, o saldo é de sete novas Unidades Básicas de Saúde, construídas de acordo com os moldes preconizados pelo Ministério da Saúde. Isto representa 100% de cobertura na Atenção Bá sica, que tem como foco a prevenção de doenças e promoção em saúde, resultando em uma redução de até 80% das idas ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário