terça-feira, 21 de junho de 2016

Inclusão, interatividade e música em debate no Encontro de Pedagogia Hospitalar
Evento ocorre nesta quarta-feira, dia 22, na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Hospital Santo Antônio/ Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde (ICDS/FHB) e Universidade Regional de Blumenau promove nesta quarta-feira, dia 22, o 6º Encontro de Pedagogia Hospitalar. O evento será realizado das 8h30 às 17h30 na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde, situado na Rua Dois de Setembro, 1.510, bairro Itoupava Norte.
O evento reúne profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação e visa proporcionar o debate e integrar os diversos saberes e práticas no contexto da saúde e educação, bem como ampliar conhecimentos multiprofissionais acerca do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em tratamento de saúde no âmbito da Educação Básica por meio do projeto.
Este ano serão debatidos os temas “Pedagogia Hospitalar como Processo de Inclusão” e “Pedagogia Interativa”. Além disso, haverá uma oficina intitulada “A Musicoterapia no Contexto Educacional e Hospitalar”, além da apresentação completa do Projeto Pedagogia Hospitalar. Na oportunidade, o prefeito Napoleão Bernardes e a secretária de Educação, Patrícia Lueders, assinarão o decreto que transforma o Projeto em Programa Pedagogia Hospitalar “Amanda Carolina Kuodrek”.
Amanda foi uma das estudantes que participaram do projeto. Ela esteve em tratamento oncológico no hospital entre agosto de 2015 e março de 2016. Na época, com 17 anos, ela se preparava para prestar o vestibular. Graças ao projeto, conseguiu concluir os estudos no Colégio Sagrada Família e passou no vestibular, sendo aprovada para cursar Ciências Biológicas, na Universidade Regional de Blumenau. No dia 25 de abril deste ano, a jovem homenageada não resistiu à doença e acabou falecendo.
O projeto
O Projeto Pedagogia Hospitalar é desenvolvido desde 2008 por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e o Hospital Santo Antônio. Desde 2014, a inovação tecnológica, por meio de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação, vem qualificando o atendimento com a ferramenta Pedagogia Hospitalar Interativa. Atualmente o projeto dispõe de mecanismos tecnológicos como lousa digital, tablet e play table, que facilitam a aprendizagem do aluno.
O projeto visa atender crianças e adolescentes internados no Hospital Santo Antônio e que estejam liberados pela equipe médica para frequentar a Classe Hospitalar. Os estudantes participam de atividades pedagógicas como leitura, escrita, problemas matemáticos, artes visuais, teatro e música, tendo como base as Diretrizes Curriculares Municipais (DCMs). As atividades são desenvolvidas respeitando suas capacidades, condições clínicas e necessidades individuais do aluno. Ao final da internação, um relatório é enviado para a escola onde o paciente está matriculado.

Assessora de Comunicação: Yara Schram


postada em 21/06/2016 14:18 - 80 visualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário