quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Cadastro e recadastro do Transporte Universitário termina amanhã

2017-02-23 10:27:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
foto da lateral de uma sala onde tem uma pintura em grafite
Foto: Rui Porto Filho
Procedimento deve ser feito na sede da Secretaria de Educação
Estudantes universitários devem ficar atentos. Termina nesta sexta-feira (24) o prazo para os cadastros e recadastramento no Programa de Transporte Social Universitário (TSU). Os universitários devem se inscrever na sede da Secretaria de Educação, que funciona na rua Antero Perlingeiro, 402, sala 12, térreo, Centro. O atendimento acontece das 9h às 17h. O prazo não será prorrogado.
O programa oferece transporte intermunicipal gratuito para universitários que estudam nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Niterói, além daqueles que moram na região serrana e também precisam se deslocar para as faculdades. A renovação é necessária para que os usuários permaneçam no programa.

Em Macaé, TSU atende com a finalidade de ampliar a oportunidade de acesso à universidade à população de Macaé. Na fila para o cadastro, a candidata Ana Paula Guimarães vê no programa uma chance de poder cursar a faculdade de Ciências Contábeis. "Quando abriu o prazo de inscrição fiz questão de juntar os documentos para me cadastrar. Sei que o programa ajuda muitas pessoas", conta a moradora de Córrego do Ouro.

Documentos para cadastro - Para se cadastrar, o interessado deve apresentar cópias e original dos seguintes documentos da carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista, declaração da matrícula (original), comprovante de residência em nome próprio, dos pais, cônjuge ou terceiro ou terceiro, além de cópia (conta de luz, água, telefone ou gás). Também devem ser fornecidos original e cópia do comprovante de renda familiar (contracheque, declaração de imposto de renda e ou carteira de trabalho), sujeito a análise.

Os candidatos também devem entregar original e cópia do comprovante de vínculo com o município de Macaé, no mínimo de dois anos como IPTU, histórico escolar, contrato de trabalho ou de aluguel registrado em cartório (vale a data do registro no cartório para contagem de tempo). As cópias dos documentos devem ser apresentadas cada um em uma folha. O cadastro somente será realizado mediante a presença do candidato ou de terceiro portando procuração por instrumento público.

Vagas para cadastro- As vagas serão abertas de acordo com o quantitativo dos formandos do segundo semestre do ano letivo de 2016, em itinerários específicos, de forma que estarão disponíveis para o primeiro semestre de 2017. Ao todo são oferecidas 54 vagas.

Os candidatos às vagas do TSU receberão o resultado no dia 13 de março. Caso o número de inscrições ultrapasse a capacidade de atendimento haverá uma seleção prévia que obedecerá critérios previstos na lei 2882-2007, que altera a Lei 2589-2005. São eles: não haver em Macaé a graduação pretendida; ter o inscrito vínculo com o município há mais de dois anos; ser o candidato matriculado em instituições públicas e apresentar a renda familiar líquida de até seis (6) salários mínimos ou per capita de 1,5 salários mínimos.

Renovação- Um total de 654 alunos estão sendo esperados para a renovação do Transporte Social Universitário (TSU). Julie Bittar de Souza compareceu à sede da Secretaria de Educação para o recadastramento. Munida dos documentos solicitados, a estudante do curso de Engenharia da Produção afirma que o transporte facilita sua vida universitária. " Temos muitos gastos com a faculdade. Continuo estudando em Campos graças a minha ida e volta gratuita", destaca.

Documentos para recadastramento - O recadastramento só pode ser feito pelo próprio estudante ou terceiro que esteja com procuração por instrumento público. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de usuário do TSU ou autorização provisória, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista (para homens), comprovante de residência de Macaé (conta de telefone fixo, água, luz ou gás) e declaração de matrícula original da faculdade.Em caso de qualquer dúvida o interessado pode entrar em contato com o telefone 2762-2364 ou pelo endereço eletrônicotsu@macae.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário