quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Escola Municipal de Belém leva às ruas Carnaval Literário

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/02/2017 12:56

  • / ARRASTÃO CULTURAL / 23/02/2017 12:56

    A turma do Jardim II interpretou a história de "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau".


Magia, imaginação e alegria foram as sensações compartilhadas pelos alunos da Escola Municipal Paulo Almeida Brasil e moradores do Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza, na manhã desta quinta-feira, 23. O I Carnaval Literário da unidade reuniu mais de 170 crianças que levaram às ruas fantasias, danças e muita poesia.
Entre os muitos personagens que compõem a literatura infantil estava o Visconde de Sabugosa, do Sítio do Picapau Amarelo, criado por Monteiro Lobato e interpretado pelo estudante do 3º ano Gustavo Soares, de 08 anos. Ele contou que para protagonizar o boneco, feito de sabugo de milho, foi necessária muita leitura e pesquisa. “Eu quase não vinha à biblioteca da escola porque não gostava mesmo de ler, mas agora que percebi que posso mergulhar nas histórias dos contos tudo se tornou mais divertido”, disse Gustavo, que caiu na folia acompanhado da avó.
A aposentada Ivone Soares aproveitou cada momento ao lado do neto e relatou estar feliz e muito satisfeita com o grande avanço que ele vem apresentando com as aulas de leitura e escrita. “Eu decidi tirá-lo da escola em que estudava, pois o tempo passava e o Gustavo não aprendia a ler. Hoje ele leva os livros para casa e pede para que eu escute as histórias dele”, revelou. “Cada livro é uma novidade que gera novos aprendizados na vida dele”, completou entusiasmada.
Despertar o hábito da leitura e da escrita é um dos objetivos do I Carnaval Literário, composto por três etapas que culminaram no Arrastão Literário. “Esta é a oportunidade que temos de aproximar pais e comunidade da escola e mostrar tudo o que é desenvolvido dentro da sala de aula. O resultado é visto aqui, durante as apresentações de cada turma”, destacou a professora da biblioteca, Gênova Ribeiro.
O Arrastão Literário reuniu oito apresentações de contos clássicos, como a história de “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau”, “Os Três Porquinhos” e o “O Lobo e os Sete Cabritinhos”.
Ao final das encenações, os olhares dos pais e responsáveis eram de orgulho. “Estou surpresa e ao mesmo tempo encantada com tudo o que vi aqui”, disse Tânia Rossy. “É satisfatório demais acompanhar o progresso do meu filho, diante de tantos aplausos que ele recebeu”, concluiu emocionada ao chegar novamente na escola, após o percurso do arrastão, que durou cerca de três horas.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Natasha Albarado
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário