sábado, 24 de junho de 2017

Pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ visitam o Parque Atalaia

2017-06-23 17:22:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Pesquisador e guarda ambiental visitando viveiro de mudas.
Foto: Divulgação
Profissionais conheceram de perto a riqueza da fauna e flora do local
Sete pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitaram o Parque Municipal Fazenda do Atalaia esta semana. O principal objetivo foi conhecer o potencial ambiental e de infraestrutura da área que é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.
Os profissionais coletaram amostras de pesquisas em andamento e gostaram do apoio recebido para o desenvolvimento de atividades, feito pela Guarda Ambiental e pela equipe técnica do parque, e querem realizar estudos sobre a botânica nesta área.

Para o biólogo Alexandre Bezerra, coordenador do Parque Atalaia, a visita foi muito importante porque vai ajudar a identificar espécies, contribuindo para a preservação da Mata Atlântica. "Variedade de mudas raras ou em via de extinção serão alvo de futuros projetos em prol da manutenção", avalia.

Abundância da natureza

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela Lei 1595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 2563/2004. O parque está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, possui 235 hectares, sendo 75% de mata fechada.

No local, há trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário