domingo, 25 de junho de 2017

Fundo Ver-o-Sol certifica 150 alunos em Informática Básica e Avançada

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/06/2017 13:52

  • / QUALIFICAÇÃO / 24/06/2017 13:52

    Felizes, os 150 alunos do curso de Informática Básica e Avançada comemoraram a conquista.


“Esse curso é uma porta para muitas oportunidades porque a qualificação é a base de tudo no mercado de trabalho, atualmente. O curso vai ajudar de uma forma muito significativa no trabalho que estou desenvolvendo agora, com vendas. Importante destacar o papel das professoras, que realmente nos ensinaram como fazer e repassam muito bem seu conhecimento”.  Foi assim que o vendedor autônomo Enoque Teixeira Dias, 35, resumiu o significado do curso de Informática Básica e Avançada na vida dele.
Enoque e outros 149 alunos receberam neste sábado, 24, o certificado de conclusão de mais um módulo do curso, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).  
A estudante Marcia Maiana Costa Gentil, 16, mesmo assumindo as responsabilidades com o filho de 1 ano, o pequeno Davi, concluiu a qualificação profissional. “Hoje em dia, no mercado de trabalho, sem informática você não é nada. O curso foi muito bom e eu aprendi muita coisa que vai ser importante para a minha profissão e para conseguir um emprego, futuramente”, afirma a jovem.
O curso profissionalizante durou dois meses com aulas aos sábados, nos laboratórios de informática da Ufra. De acordo com o coordenador do Fundo Ver-o-sol, Francileno Lima Mendes, a exigência mínima de idade é 16 anos e o objetivo do curso é incluir esses cidadãos no meio tecnológico, auxiliando na colocação do profissional no mercado de trabalho. “Além de promover a inclusão digital e ter a função de ajudar nas questões de emprego, renda e na qualificação profissional desses jovens para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, esse curso também traz uma ocupação para eles, retirando eles do tempo ocioso e da rua”, explica Francileno.
O coordenador destaca ainda que o curso, além de qualificar os participantes, também serve como estágio para os alunos dos cursos de Sistemas e Tecnologia da Informação da Ufra. “Essa parceria é muito boa para todos os envolvidos. Cada grupo de 150 alunos fica distribuído em quatro turmas, que contam a monitoria de acadêmicos dos cursos tecnológicos da universidade, supervisionados por professores doutores, em forma de estágio remunerado. O que para os acadêmicos é produtivo também”, destaca o coordenador.
Por ano, só na Ufra são formadas seis turmas com 150 pessoas, o que equivale a cerca de mil alunos qualificados anualmente. Os cursos também são realizados Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), com aulas de segunda a sexta-feira, pelo mesmo período de dois meses. No próximo dia 29, será certificada uma nova turma de 160 pessoas. Novas turmas estão previstas para serem abertas no mês de agosto.
O Fundo Ver-o-Sol oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas, como Corte e Costura, Refrigeração, Operador de Caixa, Eletricista, Panificação, Açougueiro e Manutenção de Microcomputadores. Para ter acesso, basta procurar a sede do Fundo, em São Brás, com documentos pessoais e comprovante de residência.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Fernando Sette - Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário