refeitura conclui os primeiros passos para retomar a drenagem de Imboassica
01/04/2014 10h23 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro
Esta ação é o primeiro passo na retomada da drenagem do bairro Imboassica, que reúne grande parte das empresas offshore e, também, onde o fluxo de veículos é intenso. A retomada da drenagem de Imboassica foi anunciada pelo prefeito Dr. Aluízio em reunião, no mês de janeiro, na Petrobras, com empresários de empresas situadas nessa área da cidade.
As intervenções de drenagem no bairro Imboassica vão ampliar o escoamento das águas em período de chuva, a fim de evitar os alagamentos sempre que chove mais forte na cidade, que além de causar prejuízos aos motoristas e aos moradores do bairro, faz com que o tráfego fique ainda mais lento. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões e o ponto de maior intervenção será na Estrada Melquíades Ribeiro Almeida. A previsão é de que, definidas as intervenções com as empresas da região, os trabalhos sejam iniciados tão logo esteja concluída a pavimentação do trecho citado.
Segundo colocou o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, na reunião com os empresários, é preciso engajamento de todos, já que a drenagem da área será uma obra de grandes proporções e que durante algum tempo irá modificar o dia a dia dos trabalhadores do Parque de Tubos. “Essa drenagem é necessária para ampliar a capacidade de vazão da bacia de Imboassica, oferecendo melhores condições de escoamento”, disse o prefeito.
O objetivo é de que a obra que inclui micro e macrodrenagem beneficie cerca de 50 empresas, além dos moradores da região. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões nessas obras de drenagem que vão ampliar a capacidade de vazão da bacia, oferecendo ao local melhores condições de escoamento.
Toda a rede pluvial de Imboassica será ligada à rede principal que vai desaguar na lagoa. Dentro do bairro, a rede de drenagem será extensa, atendendo a todas as ruas, para evitar os alagamentos. É meta da prefeitura, depois de concluída a drenagem do bairro, construir nova ponte na divisa entre Macaé e Rio das Ostras, já que a ponte existente é estreita, causando retenção no trânsito nas horas de movimento mais intenso na rodovia.
As obras de drenagem de Imboassica e a pavimentação do acesso pela Avenida Melquíades são importantes, inclusive melhorando o fluxo de veículos que é intenso na região e vão fazer com que as águas pluviais escoem diretamente para a Lagoa de Imboassica. Serão várias intervenções e as obras vão beneficiar, além dos moradores, as empresas do Polo Industrial, considerado pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea) o maior polo do Estado do Rio de Janeiro.
Imboassica é o quarto subdistrito de Macaé, situado no Setor Administrativo Azul, composto do loteamento Guanabara, da Vila Imboassica, Parque de Tubos e área do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário