Em Macaé, as unidades que aderiram vão promover atividades conforme a realidade e necessidades. Com isso, os dirigentes das escolas participantes tiveram que optar por ações como oficinas comoreforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, xadrez, promoção da saúde, jornal ou rádio escolar, capoeira, banda de fanfarra, judô, e educação em direitos humanos. A previsão é que as escolas municipais da área central e Serra sejam contempladas. Entre as unidades estão; Elza Ibrahim, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Neuza Goulart Brizola, Engenho da Praia, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Lagomar, Pedro Adami, Eraldo Mussi, Sandra Maria de Oliveira e Eraldo Mussi.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa é uma prévia da determinação do Ministério da Educação de expandir o número de escolas em tempo integral. "Esta é uma oportunidade para o reforço do processo ensino-aprendizagem”, disse. Após a adesão, as unidades passam pelo Comitê Municipal de Análise e Aprovação, que é composto por representantes de coordenadorias da secretaria de Educação.
Para a execução de cada atividade, o governo federal repassa recursos voltados ao ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiadas também podem receber instrumentos e referência de valores para equipamentos e materiais, que podem ser adquiridos pela própria unidade com os recursos repassados. Com isso, para fazer parte do programa as escolas tiveram que executar a adesão por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação.
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