segunda-feira, 30 de junho de 2014




Vacinas: Macaé intensifica vacinação no primeiro quadrimestre

27/06/2014 15h48 - Jornalista: Ana Clara Menezes (estagiária*)

Foto: Maurício Porão
De janeiro a abril, as vacinas de caráter imunobiológicos de rotina alcançaram cerca de 8.727 crianças menores de um ano
prefeitura informa que através de campanhas de vacinação da Secretaria de Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde, no primeiro quadrimestre de 2014, foi possível realizar o maior alcance das vacinas imunológicas na cidade, principalmente nas crianças menores de um ano, que são consideradas mais vulneráveis às doenças.


De acordo com dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a abril, as vacinas de caráter imunobiológicos de rotina alcançaram cerca de 8.727 crianças menores de um ano, número que ultrapassou a meta estipulada pelo estado. Em relação a poliomielite (VOP/ VIP), vacina que imuniza as crianças contra a paralisia infantil, mesmo com a mudança na sua forma de aplicação, que deixou de ser oral para injetável, o município imunizou cerca de 1020 crianças.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Cláudia Campanati , as vacinas são enviadas do estado ao município e, geralmente chegam na terceira semana de cada mês. Ela explicou que devido aocrescimento da população e a alta demanda, elas se esgotam mais rapidamente.

Todas as vacinas de rotina são distribuídas diariamente nas unidades de saúde do município, exceto a Bacillus Calmette-Guérin (BCG), ou vacina contra a tuberculose, que é distribuída no Centro de SaúdeJorge Caldas (CSJC), Hospital Publico de Macaé (HPM), Hospital São João Batista (HSJB) e Núcleo da Mulher e da Criança Aroeira (NUAMC Aroeira). Já a vacina contra a febre amarela é realizada no CSJC e no Pronto Socorro Parque Aeroporto (PSA), no CSJC ela é aplicada de segunda às sextas-feiras na parte da manhã e no PSA na parte da tarde, devido a pequena demanda e ao curto período de estabilidade da vacina após reconstituição. 

Calendário

O Calendário de vacinação de rotina é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. A cobertura vacinal é calculada com base no número de doses aplicadas e população alvo dos menores de um ano de idade no município. O estudo é feito de acordo com metas estabelecidas conforme a estratégia de vacinação.

As vacinas de rotina para as crianças com até um ano são: BCG, Hepatite B, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica, Pentavalente.

De acordo com os resultados apresentados no quadro abaixo, Macaé tem superado as metas do Governo.



*Com supervisão da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário