sábado, 28 de junho de 2014

Pontos turísticos de Macaé recebem visitação no domingo

26/06/2014 10h41 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Cláudia Barreto
O projeto chega ao quarto passeio no próximo final de semana
No próximo domingo (29), o projetoVisita Guiada pelo Roteiro Histórico – Cultural e Turístico, de Macaé, faz seu quarto passeio aos Lugares de memória da cidade. O ônibus que fará o percurso fica estacionado em frente ao Solar dos Mellos e tem saída marcada para às 9h. São oferecidas 35 vagas aos interessados, que podem se inscrever chegando um pouco mais cedo ou por agendamento prévio. O tempo de completar o roteiro da visita é em torno de três horas e meia. É recomendável usar roupas leves, calçados confortáveis, levar água e lanche. 

O projeto Lugares de Memória é uma das atividades da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, da Fundação Macaé de Cultura, com o intuito de tornar mais acessível ao público os locais de relevância histórica, cultural e turística da cidade. Sua realização se dá em todo último domingo do mês, numa parceria com o Departamento de Turismo da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) e apoio da Coordenadoria Extraordinária de Assuntos Comunitários. 

Os locais visitados vão ser o Solar dos Mellos (Museu da Cidade de Macaé), Forte Marechal Hermes, Sociedade Musical Nova Aurora e Igreja de Santana. No ato da inscrição, os participantes devem informar nome completo, RG, telefone e e-mail de contato. Para agendamento antecipado é preciso ligar para: 2759-5049 ou 763- 2396. O Solar dos Mellos fica localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

Lugares Visitados:

Solar dos Mellos - Chalé construído pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro no ano de 1891. Sua arquitetura mistura-se ao estilo romântico e gótico. Em 1911, foi comprado pelo jornalista e comerciante Cezar Mello para sua residência. Atualmente, abriga o Museu da Cidade de Macaé.

Forte Marechal Hermes - Originária do “Forte Santo Antônio do Monte Frio” - instalado no início do século XVII, para a proteção do Porto de Macaé -, a Bateria Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi a primeira construída por ordem do próprio Marechal e inaugurada no dia 15 de abril de 1910.

Igreja dos Jesuítas da Fazenda de Santana - Igreja pertencente à antiga Fazenda de Macaé ou de Santana. Foi edificada pelos padres da Companhia de Jesus no século XVIII, na sesmaria que foi solicitada por eles no ano de 1630, para o estabelecimento de um engenho e lavoura canavieira.

Sociedade Musical Nova Aurora - Fundada em 08 de junho de 1873, teve sua sede edificada entre 1889/1891. Ainda hoje abriga Escola de Música, Banda e a Capela dedicada a Santa Cecília. É tida como um exemplo da arquitetura do século XIX.
FOTOS RELACIONADAS
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário