domingo, 29 de junho de 2014

Dia Nacional do Diabetes é marcado por ações educativas em Casimiro de Abreu
Atividades aconteceram em todas as unidades básicas de saúde e na praça do bairro Jardim Aparecida
Na data em que é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, realizou por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma série de atividades na Praça de Eventos do bairro Jardim Aparecida. Os moradores que estiveram presentes fizeram o teste de glicemia, tiveram a pressão aferida e participaram de palestras que orientaram e esclareceram dúvidas sobre a doença. A ação aconteceu simultaneamente em todas as unidades básicas de saúde.
dona de casa Maria Aparecida Macedo, 54 anos, ficou sabendo da ação e chamou todos os seus vizinhos para participarem com ela da ação. “Fiz questão da presença deles porque sei que a saúde é o bem mais precioso que a gente tem. Acho que não podemos desperdiçar uma oportunidade como esta”, declarou Maria.
A moradora Ilza Pereira, 86 anos, também esteve presente e aprovou a iniciativa. Ela conta que acordou se sentindo um pouco indisposta e com a presença dos profissionais de saúde perto da casa onde mora, pode rapidamente fazer o teste de glicemia e descobrir que a glicose estava alterada. “Recebi orientações do agente de saúde e agora vou procurar um médico. Achei muito boa esta ação,” disse a aposentada.
Segundo o coordenador geral das Unidades de Estratégia de Saúde da Família, Alexandre Ávila, o diabetes é uma doença silenciosa e muitas vezes, quando é diagnosticada, descobre-se também uma série de complicações que poderiam ser evitadas caso a doença tivesse sido tratada desde o início.“ A gente quer conscientizar a população sobre os riscos que esta doença oferece quando não tratada. Por isso é importante que ela tenha conhecimento sobre o assunto e procure uma unidade de saúde, caso apresente algum sintoma,” informou Alexandre.
A DOENÇA - O Diabetes Mellitus é uma doença que atualmente atinge 250 milhões de pessoas no mundo, sendo que 4,8% delas, ou seja, 12 milhões de pessoas, são brasileiras. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil, metade dos diabéticos ainda não sabe que sofre da doença.  O Diabetes é uma doença crônica, resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente nas células devido a uma resistência do corpo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue. Entre os sintomas do diabetes, os principais são: cansaço, visão turva, fome e sede excessivas e vontade frequente de urinar. Quando não é acompanhada, a doença pode acarretar vários outros problemas de saúde ao paciente, como a cegueira, amputação de membros, infarto do miocárdio, complicações renais e até mesmo a morte.
Publicado em 27/6/2014
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário