domingo, 29 de junho de 2014

Teleférico de Nova Friburgo é reaberto ao público

28/6/2014 17:39
Por

O teleférico de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, foi reaberto hoje (28) para os moradores depois da reinauguração simbólica feita na véspera por autoridades estaduais e municipais. O teleférico, que transportava cerca de 120 mil pessoas por ano,estava fechado há três anos e meio por causa da tragédia, provocada pelas chuvas, que atingiu a região em janeiro de 2011 e matou mais de 900 pessoas, além de deixar milhares desabrigadas.
O equipamento tem 1.450 metros, dois estágios, mas somente o primeiro, de 550 metros de extensão, será reativado. O segundo trecho só será reaberto após obras que ainda serão feitas na Praça do Suspiro.
De acordo com o proprietário do teleférico, Rodolfo Acri, que já está há 17 anos à frente do empreendimento, a reinauguração do equipamento é um alívio.
“Primeiro, gostaria de pedir desculpa à população pelo tempo parado.Foi o grande desafio da minha vida profissional. Afinal, lá se vão três anos e meio de muitas lutas e prejuízos. A volta do teleférico é uma coisa esperada por toda a cidade. Em breve vou fazer novos investimentos para modernizar os equipamentos. Eu amo a cidade. Não vai ser esse contratempo que vai me fazer desistir”, disse.
Depois da tragédia das chuvas, o equipamento ficou fechado por conta de um processo iniciado em na 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, em que a juíza Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles determinou que o teleférico da cidade continuasse interditado até que laudos de engenheiros atestassem a segurança do meio de transporte. Somente agora, a Empresa Friburguense Ltda, responsável pelo teleférico, conseguiu a autorização para funcionamento.
“Houve um processo judicial e eu tive que provar que estava dentro da lei. Houve um pouco de precipitação antes de sequer me chamar, antes de colher provas para saber se estava dentro da lei e uma promotora chegou a pedir a demolição. Depois disso, a magistrada tomou todo o cuidado requerendo provas e laudos e eu provei que estava totalmente dentro da lei e o teleférico foi liberado para a população com segurança”, explicou.
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, disse que a volta do teleférico e a obra da Praça do Suspiro serão importantes para a cidade, que recebe muitos turistas.
“É um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. Não só o teleférico em si, mas a Praça do Suspiro, que foi totalmente atingida nas chuvas de 2011. A chuva também atingiu a igreja de Santo Antônio, mas foi recuperada. As obras do teleférico e de drenagem tinham sido interditadas pela Justiça, mas foram liberadas. O Corpo de Bombeiros também liberou e os principais pontos turísticos da cidade estão de volta”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário