segunda-feira, 30 de junho de 2014


Posted: 30 Jun 2014 06:30 AM PDT
140616_ReceberBemCopa
Receber Bem Copa: série de matérias especiais com personagens que acolherão turistas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
A casa da Copa do Mundo em Porto Alegre é o Beira-Rio, estádio do Sport Club Internacional totalmente modernizado e com cobertura de estrutura metálica e membrana em formato de folhas. De lá, é possível conhecer o Guaíba, uma das principais pontos turísticos da capital gaúcha, com orla fluvial de 72 km de extensão. O tradicional passeio de barco pelo rio é ponto de partida para conhecer a Usina do Gasômetro, a Arena do Grêmio, ilhas do Delta, a Fundação Iberê Camargo e outras atrações.
Os torcedores que estiverem em Porto Alegre para os jogos, podem aproveitar para vivenciar o Turismo Criativo. O programa da prefeitura municipal, oferece experiências de aprendizagem da cultura, da tradição e das artes locais. Dentre oficinas e cursos oferecidos está o Churrashow, em que o turista aprende a fazer o tradicional churrasco gaúcho. Mauro Camargo, conhecido como embaixador do churrasco, ensina na oficina todos os passos do churrasco, desde escolha dos cortes de carne até o ato de servir a comida típica.
“O churrasco é a cara do brasileiro, é a cara do gaúcho, é um cartão de visita nosso. Eu busco, através das oficinas, do encontro com os turistas, passar um pouco dessa cultura, de como é feito o churrasco, os seus segredos, dicas, receitas para usar o churrasco como relacionamento, para que os turistas, ao chegarem aqui, possam saber mais como o gaúcho faz o seu churrasco em família. (…) E não só experimentar, então, a cultura do gaúcho, do churrasco, mas também: ‘Opa, deixa eu absorver e fazer lá no meu país. Levar realmente essa experiência que, numa visita, num turismo, na Copa do Mundo, num momento de descontração, eu pude aprender e absorver.’ Então não é só uma vivência, realmente é viver e absorver uma cultura”, disse o embaixador do churrasco.
Quando há turistas inscritos no Churrashow que não dominam a língua portuguesa , um intérprete acompanha as oficinas. Alguns dos estrangeiros não querem apenas aprender a arte do churrasco, querem mesmo é se sentir um pouco brasileiros, é o que conta Mauro.
“Aconteceu um fato interessante, quando 14 holandeses, que estavam morando e trabalhando em empresas em São Paulo (…) pediram um treinamento de churrasco. Eu achei muito interessante o argumento que eles usaram. Eles disseram assim: ‘Nós não queremos abrir uma churrascaria, nós só queremos nos tornar mais brasileiros.’ Então foi muito emocionante (…) levá-los ao supermercado, levá-los a um açougue, acompanhar, passar o treinamento para eles na casa deles. E no dia seguinte, eles chamaram as esposas e fizeram um churrasco, mostrando para a família: ‘Olha como nós conseguimos também ser um pouco brasileiros.’ Então eu senti uma emoção, dessa inclusão do estrangeiro poder pegar um pouco do… não só desfilar numa escola de samba, que é muito legal para aprender samba, mas algo da gastronomia”, descreveu.
O Turismo Criativo oferece muitas outras oficinas e, durante a Copa, será realizado o Turismo de Galpão, com mais de 390 opções de cursos, oferecidos em 76 galpões tradicionalistas. Interessados poderão aprender a fazer carreteiro de charque, chimarrão, encilhar um cavalo, tosquiar ovelhas ou jogar bocha e truco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário