segunda-feira, 30 de junho de 2014

PR-RJ lança Garotinho e confirma apoio a Dilma

Publicado em 29/06/2014


Blog do Garotinho
Clique na foto para ampliá-la
apoio. Ao lado da família, Garotnho comemorou a confirmação

Anna Luiza Paixão

A convenção estadual do Partido da República (PR), realizada na tarde de ontem, no Centro e Convenções Sul América, na Cidade Nova, na Capital, homologou o lançamento da candidatura do deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) à sucessão estadual e à indicação do nome do deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ) ao cargo de senador. A definição do vice ficou para hoje. Ontem o PRB confirmou Marcelo Crivella na disputa ao governo do Rio.

Evento concorrido - O encontro promovido pelo PR reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre políticos, correligionários e pré-candidatos. O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, Ricardo Berzoini, esteve presente, representando a presidente Dilma Rousseff. 

O PR decidiu, durante as prévias no estado, apoiar a presidente em sua tentativa de se reeleger. Pouco mais de 8 mil filiados da legenda optaram por apoiar Dilma, que passa agora a contar no Rio com o apoio da aliança formada pelo PR, PROS e o PT do B na corrida presidencial.

Maracanã - Em seu discurso, Garotinho disse que pretende revogar o contrato de concessão do Maracanã de 35 anos, firmado pelo Estado com o consórcio formado pela Odebrecht e o grupo privado comandado pelo empresário Eike Batista. "A privatização do Maracanã foi uma fraude. Vamos tomar o Maracanã de volta", resumiu, anunciando ainda que pretende renegociar a dívida pública do estado do Rio de Janeiro junto ao governo federal. Segundo ele, o débito do Governo do Estado já soma R$ 81 bilhões, podendo chegar a R$ 100 bilhões até o fim do ano.

Diálogo com servidor - O ex-governador adiantou que pretende dialogar com osservidores públicos. Ele criticou o ex-governador Sérgio Cabral, a quem acusa de ter tratado o funcionalismo público, especialmente médicos, policiais e professores, com arrogância e prepotência. "Um governo covarde como esse tem que ser colocado na lata do lixo da história", completou Garotinho. 

Eleitora sente saudades

O discurso agradou à supervisora de obras da construção civil Ana Maria Souza Ribeiro, 56 anos, moradora de Itaguaí. Ela saiu de casa antes das 8 horas com a família (marido, filho, nora e neto) para participar da convenção do PR. Garantiu que veio por meios próprios e que não recebeu nada em troca.
"Admiro Garotinho há muitos anos. Minha família é cheia de professores estaduais. Eles elogiam muito Garotinho e lembram das conquistas que tiveram durante o seu governo", disse Ana Maria, que lamentou o fato de as escolas estaduais se encontrarem atualmente em "petição de miséria" e os educadores com os seus salários defasados. "As escolas ficaram abandonadas nos últimos dois mandatos".

Apoio a Dilma e comparecimento de Berzoini

O ministro Ricardo Berzoini, presente no evento, destacou em seu discurso que estava presente na condição de pessoa física. Justificou sua presença afirmando estar atendendo a uma orientação da presidente Dilma, que o destacou para representá-la no evento do PR. "O PR vai marchar numa aliança nacional com a presidente Dilma. Não foi uma decisão de cima para baixo, mas compartilhada. Houve prévias nos 92 municípios e 8.034 companheiros decidiram que marcharíamos com Dilma", anunciou o secretário estadual do PR e deputado estadual Geraldo Pudim durante a convenção.

O deputado justificou a decisão do partido. "O que representa a candidatura do Aécio no Rio de Janeiro? Representa a banda podre do PMDB. Aécio no Rio é o mesmo que Sérgio Cabral e representa a banda podre. Com muita sabedoria, o PR soube identificar que ele não poderia receber nosso apoio. Eduardo Campos foi quem liderou em nível nacional o movimento para tirar os royalties do Rio de Janeiro. 

Entendemos que precisávamos avançar. É importante diferenciar o PT estadual, que 'mamou nas tetas' do governo Cabral, do PT nacional. O que é o Bolsa Família? Nada mais é que o Cheque Cidadão criado por Garotinho. O que é o Pró Jovem? É uma união dos programa Jovens pela Paz e Reservistas Pela Paz criados por Garotinho no Rio de Janeiro. E o que é a Farmácia do Brasil? É a Farmácia Popular criada por Garotinho. Dilma foi quem trouxe o PROS para aliança com PR. Então, há muito mais coisas que nos unem a Dilma", explicou.

Rosinha lembra trajetória no governo do estado - Um dos momentos mais emocionantes da convenção do PR foi durante a execução de uma canção gospel de louvor, por duas crianças. Garotinho, a exemplo de vários homens que estavam em pé no palco, se emocionaram com a apresentação, chegando às lágrimas. A prefeita de Campos e ex-governadora, Rosinha Garotinho, disse que trabalha para eleger Garotinho por acreditar em suas propostas voltadas para aqueles que mais precisam. "O governo tem de governar para todos, mas em especial, tem que trabalhar para aqueles que mais precisam do Estado", observou Rosinha, que recordou sua trajetória na política. Ela lembrou que foi eleita em 2002, no primeiro turno, graças à popularidade e experiência de Garotinho. Disse que seu discurso de campanha era o de que pretendia dar continuidade às conquistas de Garotinho.

O ex-governador e deputado federal pelo PR afirmou que irá criar o "Batalhão de Defesa Social". Explicou que as unidades da PM em todo o Estado passarão a contar com representação da Defensoria Pública, com assistentes sociais e postos do SINE.

Crivella - Sem falar de coligação com outras legendas e também sem anunciar o candidato a vice, o PRB oficializou Marcelo Crivella candidato ao governo do Estado no Rio de Janeiro. A reunião, na tarde de ontem, aconteceu no Clube do Olaria e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes.

O PRB, até o momento, também caminha sozinho na eleição proporcional. Sessenta e nove candidatos vão disputar vaga para deputado estadual e 105 para a Câmara Federal. "Estamos aqui para eleger Crivella governador. É hora de renovar, é hora de botar sangue novo. Crivella é o sangue novo", anunciou João Mendes de Jesus, presidente regional do PRB.
Fonte-O DIÁRIO - EDIÇÃO  29-06=2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário