segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GOVERNO

Entenda como é composta a lista de deputados federais

Coeficiente dos eleitos

Para se chegar ao resultado final, aplicam-se os chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP)
por Portal BrasilPublicado06/10/2014 10h40
Crédito/ Câmara dos DeputadosQuociente eleitoral é a soma do número de votos válidos, dividida pelo número de cadeiras em disputa
Quociente eleitoral é a soma do número de votos válidos, dividida pelo número de cadeiras em disputa
Para conhecer os deputados que serão efetivamente eleitos, deve-se, antes, saber quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada agremiação partidária que conseguiu um número mínimo de votos, observar quais são os mais votados. A partir disso, encontram-se, então, os eleitos.
O sistema proporcional, adotado pelo Brasil, aplica os chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP). O quociente eleitoral é a soma do número de votos válidos, dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.
A partir daí, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.
Depois dessas etapas, verifica-se quais são os mais votados dentro de cada partido isolado ou coligação, os quais estarão efetivamente eleitos. Havendo sobra de vagas, divide-se o número de votos válidos do partido ou da coligação, pelo número de lugares obtidos mais um. Quem alcançar o maior resultado assume a cadeira restante.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário